Embalada pela célebre frase do artista espanhol Joan Miró, "Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente", a formada em jornalismo Mariane Serafini, diretora de comunicação da Miró Cult, abraçou a causa sobre a cultura em Foz do Iguaçu. Em seu trabalho de conclusão de curso (TCC) pegou sua produtora e a transformou em um site especializado.
O site Miró Cult é resultado de uma pesquisa realizada com pessoas de 18 a 40 anos, a maioria acadêmicos ou já formados. E é uma explanação do projeto que está sendo realizado desde 2009 em conjunto com o escritor Luiz Henrique Dias e pelo produtor cultural Moa Ferreira.
No ano de seu lançamento, a Miró Cult contribuiu com a organização do ano da frança no Brasil e com a Mostra Nacional de Teatro de Foz do Iguaçu.
Na apresentação do TCC, que coincidiu com o lançamento do novo site, a jornalista Rossana Schimitz comentou sobre a proposta inovadora. "Essa semente irá espalhar cultura pela rede e pela comunidade".
A socióloga Nara de Oliveira disse ainda que o TCC deve se tornar realidade por causa da fome de cultura que a sociedade tem. "Implantar um espaço cultural não é fácil, porém a comunidade precisa desse trabalho", disse.
O site irá contar com material participativo, além de podcasts, agenda cultural, cinco editorias e página para divulgação de blogs e sites parceiros.