A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) organizou uma operação para a retirada e o atendimento a moradores de rua que ocupavam o viaduto da Avenida J.k com a BR 277, próximo ao Jardim Jupira. A ação realizada ontem contou com a apoio da Ecocataratas (Rodovia das Cataratas S/A), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal (Defesa Civil) e soldados do Corpo de Bombeiros. O secretário de Assistência Social, Ederson Dalpiaz, acompanhou os trabalhos.
A operação durou aproximadamente cinco horas. Durante este período, a PRF controlou o tráfego de veículos na parte superior da BR 277. Os guardas municipais também interviram no trânsito na região. Não é a primeira que educadores sociais prestam atendimento no local. Recentemente um idoso de 63 anos também utilizou as encostas do viaduto para montar uma barraca. Ele recebeu o acolhimento necessário e depois foi encaminhado para voltar a sua cidade natal.
Por se tratar da retirada das pessoas foi necessária uma abordagem cuidadosa. O educador Jeferson Karan, utilizando equipamentos cedidos pelos Bombeiros, subiu em uma dos espaços usados pelos moradores e conseguiu convencer uma mulher a deixar o local. Ela não apresentava boas condições físicas e precisou de auxílio de outros educadores e guardas.
A mulher foi encaminhada ao CREAS POP (Centro de Referência Especializado em Assistência Social para Atendimento). A finalidade é atender pessoas que não possuem residências e ocupam as ruas como espaços de moradia.
Os funcionários da Ecocataratas retiraram as barracas e fecharam os acessos com blocos de madeira. A SMAS dispõe de serviço de abordagem 24 horas e atendimentos a crianças, adolescentes, adultos, idosos e portadores de deficiência em situação de risco e vulnerabilidade. A secretaria também é responsável pelo acolhimento aos moradores de rua através do CREAS. O telefone para contato é 0800-451407.