A Prefeitura de Foz do Iguaçu já está finalizando o edital de licitação para contratação da empresa responsável pela abertura parcial da Praça Naipi. A publicação deve ocorrer até o fim do mês de março e a intenção é que até o começo de maio a obra seja iniciada.
O objetivo é criar uma ligação entre a avenida República Argentina no sentido centro-bairro, que hoje é interrompido. Isso faz com que os motoristas tenham que fazer duas manobras acessando primeiro a avenida Costa e Silva e a rua Minas Gerais, para retomar a pista da avenida República Argentina.
A obra que deverá ser realizada num prazo de trinta dias vai facilitar o acesso a avenida evitando manobras desnecessárias, na avenidas Costa e Silva e rua Minas Gerais. Esse trajeto acaba causando um conflito no tráfego, envolvendo os motoristas que seguem pela República Argentina no sentido bairro.
Para a realização da abertura da avenida República Argentina, será usado um espaço de sete metros de largura da praça, área necessária para fazer o encaixe da pista. Essa intervenção não vai causar nenhum prejuízo ao espaço que continuará contando com bancos de descanso, árvores e sendo local de lazer para os moradores.
A obra vai provocar alterações também no trânsito da avenida Paraná. Será feito um recuo na pista próximo ao semáforo com a avenida Costa e Silva, no sentido Boicy-Itaipu. Os motoristas terão que parar um pouco antes para possibilitar a passagem dos veículos que seguirão pela avenida República Argentina para o bairro, passando pelo trecho da Praça Naipi.
As mudanças não alterarão o funcionamento dos semáforos na confluência das avenidas que seguirão funcionando em quatro tempos. Ainda naquela área será feito o alargamento da avenida Costa e Silva. Será criada uma terceira pista na avenida Costa e Silva, na chegada a avenida Paraná, sentido BR-277-centro.
De acordo com o diretor de Trânsito do Foztrans, Ali Safadi, “essa obra vai melhorar a fluidez e o escoamento do tráfego nesse local que registra um grande movimento de veículos, já que é ligação entre várias regiões da cidade. Com o alargamento da pista serão minimizado os congestionamentos que ocorrem nessas aproximações, principalmente nos horários de pico”.