Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
MicrosoftInternetExplorer4
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
Foi aprovado por unanimidade, na sessão de quinta-feira (15), em primeira e segunda discussões, o Projeto de Lei, de autoria do vereador Nilton Bobato, que cria o novo sinal de trânsito no município. O sinal consiste em um gesto com o braço/ mão a ser feito pelo pedestre que visa solicitar a parada de veículos a fim de atravessar a via sinalizada com a faixa de pedestre. O programa tem por objetivo orientar, ensinar e direcionar os pedestres e motoristas a cumprir as determinações do Código Brasileiro de Trânsito.
A medida é importante para evitar atropelamentos, que se não são fatais, podem comprometer fisicamente o indivíduo. Estima-se que os atropelamentos envolvendo vítimas fatais têm aumentado consideravelmente nas cidades com intenso fluxo de veículos. Em Foz do Iguaçu, em 2011, 331 pessoas foram vítimas de atropelamento, dessas, sete vieram a óbito.
O projeto é baseado na legislação de Brasília, que já utiliza o novo sinal e vem se tornando referência do bom comportamento no trânsito. “O projeto é inspirado nas experiências bem sucedidas de Brasília e Porto Alegre e apela para o maior respeito entre motoristas e pedestres”, destacou Bobato.
O vereador comentou sobre a importância educativa da matéria que prevê a mudança de comportamento no trânsito. "Nós já temos exemplos em Foz do Iguaçu de que é possível mudar o comportamento a partir de medidas educativas. Algumas mudanças de comportamento estão acontecendo na cidade, carros estão parando para pedestres na Brasil e JK. É possível!", acredita o vereador.
Entre outras condições, o projeto estabelece que onde não houver semáforo ou agente de trânsito controlando a travessia, o pedestre deve fazer gesto com o braço, para solicitar a parada dos veículos. Já em vias de grande fluxo de tráfego, para não ser prejudicada a sua fluidez, a solicitação de parada dos veículos deve ser feita, preferencialmente, ao formar-se um maior número de pedestres com intenção de atravessá-la.
A criação do novo sinal também vem acompanhada de ações que visam à divulgação das orientações baseadas no Código de Trânsito Brasileiro a motoristas e pedestres. O Foztrans ficará responsável pelas ações de divulgação do programa, que serão veiculadas através de inserções em rádio, televisão, imprensa escrita e internet, sendo que para isto tenha página eletrônica própria agregada ao site da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu; por intermédio de mídia impressa, observada legislação específica; em eventos, reuniões, palestras e congressos organizados pelo Município de Foz do Iguaçu.