Search
Previous slide
Next slide

Em Foz do Iguaçu, paraolímpiada reúne 44 atletas em seis modalidades

Previous slide
Next slide

Mais de 40 alunos das escolas municipais participam da paraolímpiada que integra a sexta edição da Olimpíada do Saber, Arte e Esporte de Foz do Iguaçu, idealizada pelo prefeito Paulo Mac Donald Ghisi como forma de integrar, reforçar conhecimentos, além de promover o esporte e incentivar a cultura em um só evento.

A paraolímpiada reuniu no primeiro dia de competição, deficientes visuais, que sob os olhares atentos de um júri indicado pela coordenação dos jogos da Secretaria da Educação, acompanhou os jogos nas modalidades pontinhos e dominó. A competição também conta com atividades em escultura, canto, jogo de memória e piadas, e acontece sempre das 8h30 às 11h30.

Segundo a professora Maria Elisabete Diniz da Costa, “ao longo do ano os alunos foram preparados para esta semana”. As diversas atividades previstas na competição preparam os alunos para leitura em braile, treinam atenção, concentração e orientação, além de desenvolver os sentidos, ponto forte das habilidades, no caso de deficientes visuais, resumiu a professora Dineusa Maria do Amaral.

A professora Amarilis Josefa da Costa orientou os jogos de dominó, das duas únicas crianças da competição, Lucas da Silva Leite, 7 anos, e Leonardo Pimentel, 8, ambos deficientes visuais. Rápidos e habilidosos estavam contentes em participar de uma competição que vai render medalhas já no fim da semana, disse a professora.

Acompanhada de perto pela mãe, Neide Maria Baldini, deficiente visual não perdeu um lance da partida de dominó que esperava vencer. “Eu gosto muito deste jogo. Também vou participar de canto que é o que mais gosto. E, também sei contar piadas”, disse animada.

A competição segue na terça (13), com atletas de baixa visão acima de 13 anos. Na quarta (14); quinta (15), atletas de baixa visão de até 12 anos participam dos jogos nas várias modalidades. A quinta (15) é dia de recreação; e na sexta (16), entrega de medalhas, encerrando o evento.

Previous slide
Next slide