Marco para a história regional e estadual, o Estudo Mercadológico da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu foi apresentado na segunda-feira (29), no Workshop de Turismo, em Foz do Iguaçu. Foram sete meses de análise e diagnóstico realizados in loco, em mais de 80 empreendimentos turísticos de 13 diferentes cidades que compõem a região.
O estudo, que avaliou tanto o potencial turístico das cidades, chamadas de destinos, quanto de empreendimentos públicos e privados, teve como objetivo retratar a realidade atual do setor na região, identificar estágios de desenvolvimento turístico nas localidades pesquisadas e propor a criação de produtos turísticos para região.
Quanto à avaliação do potencial turístico nos municípios, Foz do Iguaçu apareceu como destino de interesse para o mercado internacional; Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Santa Helena, para o mercado nacional; Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu para o mercado regional; e Missal, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Itaipulândia, Terra Roxa e Mercedes, para o mercado local e microrregional. A classificação, conforme orienta a consultora do Sebrae/PR, é cumulativa, retratou o momento que o estudo foi realizado e não deve ser entendida como uma disputa entre os municípios e sim, uma forma de orientação ao mercado para promoção efetiva dos produtos turísticos.
Quantos aos empreendimentos avaliados, o estudo diagnosticou 61 empreendimentos privados e 25 públicos, sendo que destes, três estão voltados ao mercado internacional, 17 para o nacional, 26 para o mercado regional e 15 de interesse local e microrregional. “Com isso, podemos destacar que o maior mercado da região é a própria região”, indica o turismólogo Yure Lobo que, junto com Dartilene Souza e Silva, também turismóloga, visitou e avaliou todos os destinos e empreendimentos para a composição do Estudo Mercadológico.
Conselho dos Lindeiros
O coordenador da Câmara Técnica de Turismo do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (Gestur), Vilmar Antônio Mantovani, destacou a sinalização turística, que deve ser implantada na região até fim de 2011, como um grande avanço do atual presidente, Moacir Froehlich, que fará toda a diferença quando se fala em divulgação. “As pessoas vão transitar e ver que existe muita coisa interessante”.
Com relação ao Workshop de Turismo, Mantovani disse que asexpectativas são as melhores possíveis, principalmente após ver que os agentes e operadores saírem com uma boa impressão das potencialidades e, muitos, anunciaram que vão incluir o turismo da região em alguns roteiros de viagem. “Com certeza avançamos muito e o resultado será maravilhoso. Com o aval do Sebrae nesse projeto só temos a ganhar. Eles são sinônimo de confiabilidade e é disso que precisamos para avançar com o turismo regional”, pontuou.
Gastronomia e diversidade cultural
Após do dia de reuniões, encontros de negócios e apresentação do estudo mercadológico, os participantes aproveitaram o início da noite para participar de uma palestra-show com os integrantes do Circo Vox sobre empreendedorismo, além de apresentações culturais, exposição do artesanato e degustação da gastronomia regional.