Search
Previous slide
Next slide

Em Foz do Iguaçu, doutorado em Engenharia tem inscrições abertas

Previous slide
Next slide

Pela primeira vez em Foz do Iguaçu, professores e profissionais das áreas de engenharia (civil, mecânica e elétrica), matemática e ciência da computação terão a oportunidade de realizar um Doutorado em Engenharia com ênfase em Métodos Numéricos na modalidade Doutorado Interinstitucional (Dinter).

 

O curso será ofertado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Campus Avançado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no Parque Tecnológico Itaipu – PTI.

 

As inscrições devem ser realizadas até 22 de dezembro, no Centro de Ciências Exatas da Unioeste, para tal, é necessário os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido através do link; uma foto 3×4; cópia xerográfica do diploma de Mestrado; cópia da dissertação de Mestrado; histórico escolar da graduação do Mestrado; “curriculum vitae” devidamente cadastrado no sistema Lattes do CNPq.

 

Os candidatos deverão agendar a entrega dos documentos necessários pelo telefone (45) 3576-7128 ou pelo e-mail neidecece@gmail.com. Mais informações também podem ser obtidas por meio da área de Educação Insitucional do PTI, pelo telefone (45) 3576-7061 ou pelo e-mail educacaoinstitucional@pti.org.br.

 

No mês de janeiro de 2012 todos os inscritos farão um curso de Nivelamento contemplando três disciplinas, Cálculo Avançado, Álgebra Linear e Introdução à Programação. A seleção dos candidatos ao doutorado será feita mediante o seguinte critério: 50% da nota correspondente as avaliações no curso de nivelamento e 50% da nota de entrevista, análise de currículo e proposta preliminar de tese.

 

Doutorado inédito – O Dinter do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE), da UFPR, teve aprovação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e será a primeira vez que este doutorado será ofertado fora da instituição.

 

O Doutorado em Engenharia tem o objetivo de viabilizar a formação de doutores na região que abrange as cidades do oeste do Paraná e de dois países do Mercosul (Paraguai e Argentina), apoiando a capacitação de docentes dentro da área de interesse.
Pretende atender, em especial, aos docentes da Unioeste, engenheiros da Itaipu Binacional, funcionários do PTI, e outras instituições parceiras que trabalhem com técnicas e métodos que se baseiem em conhecimentos profundos de disciplinas da área de Programação Matemática e Mecânica Computacional.

Para Cláudio Osako, da Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura da Itaipu Binacional e Coordenador do Ceasb, o Dinter é de fundamental importância para os pesquisadores da região e para as instituições envolvidas. “Para a Itaipu, o curso permitirá a formação de doutores em seu quadro funcional, cumprindo a meta de Educação Corporativa; para a Unioeste, permitirá que seus professores melhorem sua titulação e com isso a própria instituição será capaz de montar novos programas de pós-graduação; para o Ceasb, todas as teses e dissertações pesquisarão temas de interesse da Itaipu, o que fortalecerá os grupos de pesquisa; e para a Fundação PTI o programa é importante para a formação e fixação de competências locais que é condição primordial para o surgimento da inovação tecnológica", destacou.

 

Já o diretor do CECE/Unioeste, Sérgio Dalmás, comemora o fato de que a realização de um doutorado gratuito em Foz do Iguaçu pode viabilizar a capacitação e a verticalização imediata do quadro de professores da Unioeste. “Com um doutorado aqui em Foz não será necessário a liberação de professores para estudar em outros centros. Além disso, representará um avanço nos cursos de ciências exatas da Unioeste que mais precisam de especialização”, avaliou.

 

Para a Profª. Drª. Liliana Madalena Gramani Cumin, do Programa de Pós Graduação em Métodos Numéricos para Engenharia, da UFPR, “a aprovação do curso de Dinter em Engenharia é uma conquista acadêmica e profissional pois tem como objetivo principal a formação de doutores, contribuindo com a expansão da pós-graduação brasileira”, completou.
 

Previous slide
Next slide