A instalação dos novos abrigos de pontos de ônibus nos corredores turísticos garantirá mais conforto e informação para usuários locais e turistas. A medida é a primeira de uma série de ações estruturantes, viabilizadas pela Secretaria de Turismo, para potencializar a infraestrutura do Destino Iguaçu até a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016.
A proposta, elaborada pelo Foztrans (Instituto de Transporte e Trânsito), foi apresentada ao governo federal através do Siconv no início de 2011. A partir deste estágio, coube a Secretaria de Turismo viabilizar o investimento necessário junto ao Ministério do Turismo (Mtur).
Dos quase 850 mil do total do projeto, R$ 780 mil foram captados junto ao Ministério, cabendo à Prefeitura Municipal cerca de R$ 68 mil de contrapartida. O plano de trabalho já foi aprovado pelo MTur e Caixa Econômica Federal. O início das obras está previsto para abril.
Os abrigos serão edificados em estrutura metálica, com cobertura termoacústica, placas de identificação das paradas, iluminação, bancos, cestos de lixo, espaço para telefones públicos e acessibilidade para portadores de deficiência.
Além do conforto, os usuários locais e turistas, que embarcarem em qualquer um dos 107 novos abrigos, terão á disposição painéis com mapas do sistema de transporte coletivo, nas alas de embarque e desembarque, o que inclui itinerário, horários conexões e baldeações.
Também poderão visualizar mapas com a localização dos principais atrativos e informações turísticas em três idiomas: português, inglês e espanhol. As orientações detalhadas nos mapas seguem padrões internacionais de representação gráfica, utilizados nas principais capitais do mundo; todas consideradas referência em transporte coletivo.
A diretora de Desenvolvimento de Turismo, Rosa Maria Corbari Maccali, frisa que, o fato de Foz ser um dos 65 Destinos Indutores do Programa de Regionalização (PRT) do Ministério do Turismo vem proporcionando o amadurecimento das lideranças locais, mostrando a responsabilidade de cada cada um para com o desenvolvimento do turismo de Foz.
“Atendendo orientações do Ministério do Turismo foi criado junto ao COMTUR um Grupo de Trabalho (GT) especialmente para dar tratamento a assuntos de interesse do turismo de Foz do Iguaçu enquanto destino indutor. A inteligência coletiva resultante das lideranças de cada segmento do turismo local tem oportunizado aos gestores que fazem parte do GT, o entendimento de que, diferente da saúde, educação, segurança, moradia que são atividades essenciais – logo, papel exclusivo do poder público – o turismo é uma atividade econômica, e como tal, cada ator envolvido tem seu papel e responsabilidades no seu processo de gestão e nos resultados esperados.”, analisa Rosa Maria.
Corredores Turísticos – Está prevista a instalação dos novos pontos na Avenida das Cataratas, até o trevo da Argentina, e também nas avenidas Juscelino Kubitschek, Costa e Silva, Jorge Schimelpfeng e República Argentina, além das ruas Almirante Barroso, Marechal Floriano, Men de Sá, Tarobá, Benjamim Constant e Santos Dumont.
O projeto contempla ainda a colocação de painéis no Terminal Rodoviário Miguel Samek e no Terminal de Transporte Urbano (TTU). Serão painéis com mapas do sistema de transporte coletivo do município e outros materiais como placas de identificação das paradas, tótens de orientação em 03 idiomas (Português, Espanhol e Inglês).