Search
Previous slide
Next slide

Em Foz do Iguaçu, Conferência Municipal de Cultura termina com saldo positivo

Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu é uma das primeiras cidades do Paraná a realizar a Conferência Municipal de Cultura, esta ação é fruto de mais de quatro anos de trabalho, onde já foi aprovado o Plano Municipal de Cultura para virar lei e permitir o início do Fundo Municipal de Cultura. A Conferência aconteceu no dia 18 de novembro na escola municipal Erico Veríssimo.

Foto: Assessoria
Conferência terminou com saldo positivo e aprovou propostas ousadas para os próximos anos

De acordo com o assessor cultural, Juca Rodrigues, é uma iniciativa do MinC de incentivar as cidades a desenvolverem o CPF de Cultura – Conselho, Plano e Fundo. “Esta é uma estratégia para os próximos dez anos, nós temos que aprender a desenvolver políticas públicas de estado e não de ciclos de governos”, explica.

 

Entre as principais propostas aprovadas na conferência estão os 2% do orçamento líquido do município para cultura, a construção do Teatro Municipal e a formação e incentivo dos artistas locais. “Ter um conselho é muito importante porque são as pessoas desenvolvendo propostas e políticas públicas para melhorar a cultura”.

 

Juca Rodrigues ressaltou também a importância de valorizar a cultura e a arte locais. “A cultura é tão importante ou mais para a formação do ser humano quanto as outras áreas, é preciso valorizar isso, entender que a arte é tão importante quanto a medicina ou o direito”, afirma.

 

Nesta primeira edição da Conferência de Cultura foram debatidos dois eixos: “Cultura é direito e cidadania” e “Economia da Cultura”. Antes de realizar a conferência municipal, foram realizadas mini-conferências nos bairros. “A conferência é a instância máxima de participação da sociedade civil para a construção do Sistema Municipal de Cultura”.

 

De acordo com Juca, a ideia é aprovar o fundo municipal de cultura já para o ano de 2012, a Fundação Cultural veio realizando durante todo o ano de 2011 um cadastro de artistas e produtores culturais para rastrear e manter contato com essas pessoas que futuramente poderão captar recursos através deste Fundo.

 

Nos últimos 4 anos os projetos voltados para a cultura tomaram uma nova proporção na cidade, o Salão do Livro cresceu e mudou de lugar, a Mostra Municipal de teatro chegou a ser Mostra nacional e latino-americana; o plano municipal do livro, leitura e literatura foi aprovado e já está em andamento; o plano municipal de cultura está sendo construído e se encaminhando para virar lei, o conselho municipal de cultura foi aprovado durante a conferência e a proposta do fundo cultural está evoluindo. “Foi bastante trabalho, mas estamos planejando uma realidade melhor para a cultura local para os próximos 10 anos, com muitas metas a serem cumpridas”, declarou Juca Rodrigues.
 

Previous slide
Next slide