Nesta última segunda-feira (23) os alunos do Trilha Jovem visitaram o Refúgio Biológico Bela Vista acompanhados do educador base da turma. Esta aula, que é uma atividade prática do curso, para muitos foi a oportunidade de visitar pela primeira vez um dos atrativos turísticos mais relevantes de Foz do Iguaçu.
Esta atividade ressalta o dinamismo do curso, que não fica restrito apenas em aulas teóricas. O passeio em forma de visita técnica é um estimulo a mais que o Projeto oferece aos jovens alunos, proporcionando um contato real com tudo aquilo que é citado dentro das salas de aula.
Para realização das visitas a equipe do Trilha Jovem Iguassu elaborou uma escala, visando melhor aproveitamento e organização do passeio. Durante esta semana as turmas A, B, C e D estarão realizando visitas e conhecendo o Refúgio Biológico Bela Vista, Ecomuseu e o passeio Panorâmico de Itaipu.
Apesar de todo entusiasmo, os alunos não perderam o foco durante a trilha do passeio. Munidos de bloquinho e caneta, estavam atentos a tudo que o monitor falava, não hesitando em sanar suas dúvidas. Anotações e perguntas foram feitas durante todo o percurso. No fim da semana eles deverão entregar ao educar base um relatório sobre tudo o que vivenciaram. Uma forma inteligente de testar o conhecimento e nível de atenção de cada um, pois para trabalhar no turismo, seja qual for a função, é de fundamental importância que conheçam os atrativos turísticos que nossa cidade oferece.
O Refúgio Biológico foi o primeiro atrativo escolhido da primeira aula ao ar livre. Desde fevereiro deste ano, o Complexo Turístico de Itaipu inaugurou um novo roteiro de visitas para o Refúgio. O Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu é o ponto inicial do passeio. Dali os visitantes seguem em uma carretinha aberta, que transitará por toda área do Canal de Piracema, até chegar ao Refúgio Biológico.
Sendo um dos pontos turísticos mais famosos de Foz do Iguaçu, bastante citado durante as aulas teóricas, o Refúgio foi o destino da primeira aula prática. Talvez ‘Aula prática’ não seja a melhor definição, visto que o principal objetivo desta visita é possibilitar que esses jovens alunos conheçam este atrativo coisa que muitos, por serem carentes, ainda não tinham sido oportunizados de conhecer.