Textos de grandes nomes da literatura e da crítica brasileiras tendo como ponto comum a vida e a obra de um dos mais aclamados escritores do país compõem o primeiro livro lançado pela EDUNILA, a Editora Universitária da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A obra “Raul Pompeia”, volume pertencente à Coleção Fortuna Crítica, organizada por Eduardo Coutinho e Mônica Amim, será apresentada ao público no dia 13 de outubro, em palestra seguida de sessão de autógrafos, a partir das 19h, na Unidade Jardim Universitário (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000).
Oitavo número da coleção, a obra sobre o grande escritor fluminense dá continuidade a uma das mais profícuas iniciativas da literatura brasileira: a coleção Fortuna Crítica. Criada e dirigida pelo professor, crítico literário e ensaísta Afrânio Coutinho, a coleção foi publicada, com grande sucesso, entre 1977 e 1990, pela Editora Civilização Brasileira, e consistia em antologias de cunho universitário, com textos críticos importantes sobre autores brasileiros, publicados em livros e periódicos nacionais e estrangeiros, a maioria de difícil localização.
Com a meta de torná-los acessíveis tanto aos estudiosos do assunto quanto ao público em geral, em 13 anos foram lançados sete volumes, dedicados a Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Cassiano Ricardo, Cruz e Sousa, Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e José Lins do Rego, todos sob a direção de Afrânio Coutinho, que ocupou, na Academia Brasileira de Letras, a cadeira cujo patrono é Pompeia.
Todo o trabalho foi interrompido com a morte de Afrânio Coutinho em 2000. Agora, mais de duas décadas depois da última publicação, o oitavo volume chega aos estudiosos e interessados em literatura graças a seu filho, Eduardo Coutinho, que apresentou o projeto à EDUNILA.
“Tratando-se de um empreendimento de importância relevante para a pesquisa e o ensino universitário da literatura brasileira, bem como para a preservação da memória de autores nacionais, resolvi, na condição de filho do professor Afrânio Coutinho, e de professor titular de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e organizador de dois dos volumes publicados (Guimarães Rosa e José Lins do Rego), dar continuidade à coleção, retomando-a pela publicação do volume previsto à ocasião de sua interrupção — Raul Pompeia”, escreve o organizador na apresentação do volume.
Como o próprio nome da coleção remete, a obra reúne textos escritos tanto por contemporâneos de Pompeia quanto por estudiosos atuais. Entre os autores estão Machado de Assis, Capistrano de Abreu, Rubem Braga, Eugênio Gomes, Therezinha Bartholo e o próprio Afrânio Coutinho. Com isso, o leitor tem à disposição, em um só volume, depoimentos do próprio Pompeia ou sobre ele, reportagens bibliográficas, ensaios referentes à sua obra e estudos específicos sobre sua vasta bibliografia.
Serviço:
Palestra com o professor Eduardo Coutinho (UFRJ) e lançamento do livro “Raul Pompeia”, oitavo volume da Coleção Fortuna Crítica, publicado pela Editora da Unila
Data: 13 de outubro de 2016
Horário: A partir das 19h
Local: Sala C 112 da Unidade Jardim Universitário da Unila (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000)