DÚVIDAS SOBRE COMO IR AO PARAGUAI COM SEGURANÇA?
ACESSE O NOSSO CHAT CLICANDO AQUI.
Qual o tipo de moeda de circulação? O Real é aceito no Paraguai?
(Marcio – Rio de Janeiro/RJ)
R: A moeda para compras no Paraguai é o dólar, mas o real também é aceito. Entretanto, recomendamos que efetue o câmbio no Brasil e compre suas mercadorias em dólar. É mais vantajoso.
Pretendo comprar um notebook de aproximadamente 1000 dólares. Posso passar sem declarar ou é melhor declarar?
(Ivonei – Londrina/PR)
R: A declaração de mercadorias na aduana é obrigatória. A cota por pessoa é de 300 dólares. As mercadorias com valor inferior a 300 dólares são declaradas gratuitamente; ao ultrapassar o valor da cota, deve-se pagar o imposto da Receita Federal, que equivale a 50% do valor excedente. Se seu notebook custar 1000 dólares, excederá 700 dólares da cota; logo, o imposto a ser pago será de 350 dólares.
Estou indo a Foz do Iguaçu acompanhado de meus dois filhos, que são menores de 18 anos, sem a mãe deles. Devo portar alguma autorização?
(Vitor – Curitiba/PR)
R: Para ingressar no Paraguai e na Argentina, crianças menores de 18 anos devem estar acompanhadas do pai e da mãe biológicos ou adotivos. Caso uma das partes esteja ausente, será necessário apresentar uma autorização registrada em cartório e assinada pelo pai e pela mãe, autorizando o ingresso da criança nos países vizinhos.
Gostaria de saber como comprar em locais livres de falsificação.
(Eliel – São Paulo/SP)
R: Recomendo que efetue suas compras nos principais shoppings (Shopping Del Este, Americana, Monalisa, Casa China), onde há lojas muito boas e de procedência confiável, e evite adquirir produtos nos camelôs. Desconfie de mercadorias com valores muito mais baratos do que nas demais lojas.
Até quanto tenho direito de comprar sem declarar?
(Ademir – Itabuna/BA)
R: A declaração de mercadorias na Aduana é obrigatória para qualquer valor. No entanto, pode ser efetuado o registro gratuito para compras abaixo de 300 dólares.
Posso atravessar a ponte para fazer compras no Paraguai com meu carro, com tranqüilidade e segurança?
(Sergio – Maringá/PR)
R: Não é recomendado atravessar a ponte com seu próprio veículo. Para fazer esta travessia com tranqüilidade e segurança, recomendo que contrate o serviço de leva e traz que as agências de turismo da cidade oferecem. Esta é a melhor opção para fazer suas compras no Paraguai e evitar aborrecimentos.
Quais são as melhores lojas e shoppings do Paraguai (confiáveis)?
(Maiquel – Caxias do Sul/RS)
R: Os shoppings mais tradicionais por aliar bons preços e qualidade são: Shopping Del Este, Americana, Monalisa e China. A loja Sulamericana, de artigos eletrônicos e informática, é uma das principais lojas do setor.
Posso comprar o equivalente a 300 dólares indo para a Argentina e depois mais 300 dólares indo ao Paraguai, na mesma viagem a Foz do Iguaçu?
(Magda – São Paulo/SP)
R: A cota de 300 dólares é para entrada no Brasil, não importa por qual país seja a entrada. Se este valor for consumido na Argentina, não terá mais direito de utilizar o mesmo valor para compras no Paraguai.
Vocês conhecem ou oferecem serviços de transporte leva e traz para compras?
(Rafael – São Paulo/SP)
R: Há empresas de turismo em Foz do Iguaçu especializadas neste transporte. É a maneira mais econômica, segura e confortável de atravessar a fronteira para fazer suas compras no Paraguai.
Gostaria de saber se caso eu for ficar 3 dias em Foz do Iguaçu, posso ir todos os dias no Paraguai e trazer a cota de 300 dólares?
(Roberto – São Paulo/SP)
R: O registro de mercadorias e utilização da cota só pode ser feito pela mesma pessoa a cada 30 dias.
Qual o limite de compra por pessoa e qual é o documento necessário para adquirir os produtos? Como identificar lojas idôneas?
(Galdino – Belo Horizonte/MG)
R: A cota permitida pela Receita Federal é de 300 dólares por pessoa e o cadastro das mercadorias deve ser feito mediante a apresentação da cédula de identidade civil original. Recomendo que efetue suas compras nos principais shoppings, a fim de evitar produtos de procedência duvidosa. São eles: Casa China, Shopping Del Este, Shopping Americana, Monalisa.
Tenho um bebê de 9 meses, posso atravessar a Ponte da Amizade com ele?
(Fernando – Ponta Grossa/PR)
R: Pode cruzar a fronteira com o bebê, desde que estejam portando a cédula de identidade civil original dele. A identidade e o passaporte são os únicos documentos aceitos para atravessar as fronteiras com o Paraguai e Argentina, mesmo para crianças de qualquer idade. Crianças abaixo de 14 anos não têm direito à cota.
Estarei indo à Foz e gostaria de saber qual é o melhor dia para compras no Paraguai? Sábado à tarde ou domingo de manhã?
(Vanderli – Curitiba/PR)
R: O comércio no Paraguai funciona de segunda à sábado, das 7h30 às 16h (horário brasileiro). Aos domingos apenas 10% do comércio funciona, das 8h às 12h.
Gostaria de saber se encontramos guias com facilidade para nos acompanhar ao Paraguai e qual é o valor médio da diária. Grata.
(Elaine – Santo André/SP)
R: O guia pode ser contratado diretamente na agência de turismo que efetuar seu transporte para o Paraguai. A diária de um guia idioma português inicia às 8h e termina às 16h. O valor é, aproximadamente, R$ 120,00.
Posso trazer várias calças jeans de modelos diferentes?
(Érika – Salvador/BA)
R: É permitido, pela Receita Federal, comprar no máximo 12 unidades de artigos de vestuário por pessoa, sendo 3 por tipo/modelo.
Gostaria de saber se menor de 18 anos pode estar acompanhado apenas do namorado.
(Luiz – Florianópolis/SC)
R: Para atravessar a fronteira com Paraguai e Argentina, menores de 18 anos devem portar autorização judicial assinada pelo pai e pela mãe biológicos ou adotivos, autorizando a travessia acompanhado por uma terceira pessoa.
_
Publicidade
Confira qual é a melhor forma de fazer compras no Paraguai:
SAIBA MAIS
Especial compras no Paraguai
Dicas para compras no Paraguai
Roubadas
Documentos e cotas para compras no Paraguai
Duvidas frequentes
Turismo, atrativos e dicas
Transporte para compras no Paraguai
Passagens, passeios e hoteis em Foz do Iguaçu