A seleção brasileira está convocada para as partidas das eliminatórias da Copa do Mundo contra Uruguai em Montevidéu e Paraguai, em Recife (nos dias 6 e 10 de junho, respectivamente) e também para a Copa das Confederações (entre os dias 14 e 28 de junho) na África do Sul. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (21), pelo técnico Dunga, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
23 jogadores foram convocados, sem a presença dos jogadores Ronaldo, do Corinthians e Ronaldinho Gaúcho, do Milan da Itália. As surpresas da lista são os atletas Nilmar e Kléber, do Internacional; André Santos, do Corinthians; Ramires, do Cruzeiro e Victor, do Grêmio.
O lateral-direito Daniel Alves também foi convocado, mesmo o Barcelona, clube onde atua na Espanha, ter dito que o atleta estava machucado e ficaria cerca de três semanas parado. O auxiliar-técnico da seleção, Jorginho, ligou para Daniel e confirmou que o jogador está em boas condições de atuar.
Como o goleiro Doni (Roma-ITA) está machucado e é o reserva imediato de Julio César, o técnico Dunga resolveu chamar para a posição Gomes (Tottenham-ING) e Victor, do Grêmio. O goleiro gremista, ao lado de Nilmar, Kléber, André Santos e Ramires irão desfalcar seus clubes em algumas partidas da Libertadores e da Copa do Brasil.
Os jogadores deverão se apresentar à seleção brasileira na segunda-feira (1° de junho), na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
Torneios – O Brasil ocupa, neste momento, a segunda posição das eliminatórias sulamericanas, com 21 pontos – três a menos do que o líder, Paraguai. As próximas duas partidas da seleção brasileira pelo torneio que dá quatro vagas diretas ao Mundial da África do Sul em 2010, são consideradas difíceis. Ocupando a 5ª posição, com 17 pontos, o Uruguai iria para a repescagem contra o quarto colocado da Concacaf (entidade que comanda o futebol na América do Norte e Central) caso as eliminatórias terminassem hoje, mas os uruguaios, que nas duas últimas eliminatórias encarou a repescagem com uma classificação e uma eliminação, querem conquistar a vaga direta para a Copa do Mundo, a qual já foram campeões em duas oportunidades. Estão apenas há dois pontos do quarto colocado, a Argentina.
Já o Paraguai vem liderando boa parte da competição. No primeiro turno, em Assunção, venceu o Brasil por 2 a 0. Desta vez viajará até Recife, em Pernambuco, encarar a torcida brasileira no estádio do Arruda.
E na Copa das Confederações, participam apenas os últimos campeões continentais, da Copa do Mundo e país sede. Como de costume, será um "laboratório" da FIFA para avaliar a situação dos estádios para a disputa do maior torneio de seleções do planeta, a Copa do Mundo, que será disputada em 2010 na África do Sul. Serão oito times, divididos em dois grupos de quatro cada. O Brasil está no grupo B, ao lado de Itália, EUA e Egito. No grupo A, estão África do Sul (comandada pelo técnico brasileiro Joel Santana), Espanha, Iraque e Nova Zelândia. O Brasil estreia na competição no dia 15 de junho, contra o Egito.
Confira a lista de convocados
Goleiros:
Julio César (Internazionale-ITA)
Gomes (Tottenham-ING)
Victor (Grêmio)
Laterais:
Maicon (Internazionale-ITA)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Kleber (Internacional)
André Santos (Corinthians)
Zagueiros:
Alex (Chelsea-ING)
Juan (Roma-ITA)
Lúcio (Bayern de Munique-ALE)
Luisão (Benfica-POR)
Meio-campistas:
Anderson (Manchester United-ING)
Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Ramires (Cruzeiro)
Elano (Manchester City-ING)
Felipe Melo (Fiorentina-ITA)
Júlio Baptista (Roma-ITA)
Kaká (Milan-ITA)
Atacantes:
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Luís Fabiano (Sevilla-ESP)
Nilmar (Internacional)
Robinho (Manchester City-ING)