Search
Previous slide
Next slide

Documentário, premiado em festivais, será exibido na Fundação Cultural de Foz

Previous slide
Next slide

Premiado em vários festivais, o filme argentino “Yallah, Yallah – futebol, paixão e luta” será exibido neste sábado, 11, às 19h30, na Fundação Cultural. A programação integra a terceira edição do projeto “Palestina Vive”, um ciclo de debates e cinema que reflete sobre a realidade do país. A entrada é franca.

O filme retrata o cotidiano de sete pessoas que são constantemente afetadas pelas condições de vida impostas por Israel. Apesar de todos os problemas da vida em uma zona de conflito e constante tensão a história mostra a superação e a esperança depositada na paixão que todos partilham: o futebol.

Esta é a primeira co-produção independente oficial entre a Argentina e a Palestina, “Yallah, Yallah – futebol, paixão e luta” além de oferecer ao público uma obra-prima, representa o fortalecimento da integração latino-americana com a causa palestina.

Palestina vive

Este ano o projeto “Palestina vive” está sendo realizado pela Fundação Cultural com apoio da Embaixada do Estado da Palestina no Brasil, Federação Árabe Palestina no Brasil, Confederação Palestina Latinoamericana e do Caribe, Cebrapaz, Sociedade Árabe Palestina de Foz do Iguaçu e Cine Latino Unila.

A mostra, organizada pelas instituições de Foz do Iguaçu, busca mobilizar a sociedade quanto à realidade vivenciada pelos palestinos que resistem as ofensivas lançadas pelo Estado de Israel.

Foz do Iguaçu é a primeira cidade brasileira a receber este filme, que já possui mais 7 eventos de lançamento confirmados no Brasil. A cidade foi escolhida por ser considerada  estratégica para dar vazão e visibilidade à questão. A comunidade árabe que reside no município é a segunda maior do país, com aproximadamente vinte mil pessoas, entre imigrantes e descendentes. Essa população é formada por muitos refugiados, que compartilham com Foz do Iguaçu o drama experimentado em um estado de apartheid, perseguição e violência.

Fortalecimento e integração

O projeto “Palestina Vive” se soma a uma série de mobilizações que vem ao longo dos anos resultando em ações concretas de fortalecimento da causa palestina. É o caso da lei municipal que tornou Foz do Iguaçu e Jericó na Palestina em cidades irmãs, ato que oficializou o intercâmbio cultural, tecnológico, turístico e educacional entre ambas.

Previous slide
Next slide