Search
Previous slide
Next slide

Disque-denúncia ajudará a combater violência contra crianças

Previous slide
Next slide

A coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Leila Paiva, em parceria com representantes do Paraguai, Argentina e Uruguai, apresentou na quinta e sexta-feira (10 e 11), em Foz do Iguaçu, um disque-denúncia para combater a violência e a exploração sexual infanto-juvenil. 

O detalhamento do projeto aconteceu no Hotel Bella Itália, e contarou ainda com a presença dos prefeitos de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú. A Itaipu Binacional, referência no trabalho de proteção a meninos e meninas em situação de risco, foi representada pela coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gladis Mirtha Baez, e pelo assistente da Diretoria Brasileira de Itaipu, Joel de Lima. 
 
Embora o Brasil já conte com o Disque 100 para receber informações de agressões contra o público jovem, este novo número integrará as denúncias dos quatro países do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Neste encontro, serão debatidas as possibilidades de cooperação entre os disque-denúncias da Tríplice Fronteira, bem como detalhes do funcionamento.
   
Para Leila Paiva, a cooperação entre os serviços de recepção de denúncias pode contribuir significativamente para o engajamento das populações locais e o efetivo enfrentamento ao tráfico de pessoas na região. 
   
Essa assinatura é fruto do acordo assinado entre os governos dos países do Mercosul, por intermédio do Grupo de Trabalho Niñ@sur. Com apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ação utiliza como plataforma a metodologia do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PAIR), desenvolvida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) e implementada em 22 estados brasileiros. 
Previous slide
Next slide