Na última sexta-feira (6), os diretores-gerais brasileiro e paraguaio da Itaipu Binacional, Enio Verri e Justo Zacarias, realizaram uma vistoria nas obras da Ponte da Integração, que conecta Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco, no Paraguai. A inspeção incluiu as obras de acesso e a infraestrutura alfandegária do lado paraguaio, essenciais para a operação da ponte.
Durante a visita, Enio Verri destacou que os recursos da Itaipu para o projeto já foram integralmente repassados ao governo estadual. “Os valores estão depositados, e há grande expectativa pela conclusão dessa obra, que é de extrema importância para os dois países”, afirmou Verri.
Justo Zacarias, diretor-geral paraguaio, reforçou o empenho de ambos os lados em acelerar o uso da ponte. “O Paraguai e o Brasil compartilham o interesse de utilizar a nova ponte o mais rápido possível, e estamos aqui para acompanhar o progresso e contribuir com o que for necessário.”
Com um custo final de R$ 373 milhões, totalmente financiado pela margem brasileira da Itaipu, a Ponte da Integração teve suas obras civis concluídas em outubro de 2023 e a iluminação cênica finalizada em fevereiro de 2024. As obras de acesso seguem em andamento, com cerca de 39,33% concluídas, e a entrega final está prevista para novembro de 2025.
A vistoria contou ainda com a presença de outros diretores de Itaipu, além dos ministros paraguaios de Urbanismo, Habitação e Habitat, Juan Carlos Baruja Fernández, e de Tecnologias de Informação e Comunicação, Gustavo Villateilas.
Foto: Sara Cheida/Divulgação Itaipu Binacional.