Foto: Divulgação |
Dia alerta sobre a necessidade de doadores |
Para celebrar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado nesta sexta-feira (1º de outubro), o Banco de Leite de Foz do Iguaçu, pede a colaboração de mães doadoras. A unidade está com estoque baixo e com falta de frascos de vidro para o armazenamento.
Toda mulher saudável e que produz leite tem condições de tornar-se doadora. Além de salvar vidas, a doação beneficia a mulher, que volta ao peso mais rapidamente, reduz o risco de câncer de mama, ovários e osteoporose e tem menos sangramento.
As interessadas devem entrar em contato com o Banco de Leite de 2ª feira a sábado, das 8 às 18 horas. Nos outros horários e durante os finais de semana, as mães podem entregar o leite coletado no hospital, no bloco do Alojamento Conjunto.
Para ser doado, o leite materno deve ser acondicionado em um recipiente de vidro com tampa plástica. No caso de guardar o leite na geladeira, é bom estar atento para o fato de que ele deve ser colocado em prateleiras, nunca na porta. Outra advertência é que, cada ordenha requer um recipiente, devido à validade do alimento.
Para esclarecer dúvidas e obter informações as mães podem ligar para o telefone 3576-8000, ramal 8136. Uma equipe especializada orientará a doadora sobre a coleta, armazenamento e conservação do leite e se for necessário poderá buscar a doação na residência.
O Banco de Leite está localizado na Avenida Gramado, próximo ao Hospital Costa Cavalcanti. O serviço tem o apoio da Itaipu Binacional, Rotary Clube Foz do Iguaçu e da Secretaria Municipal de Saúde.