Search

Dia Mundial do Rim será comemorado em Foz do Iguaçu

dia mundial do rim

Com o tema “Doença Renal e Obesidade” a Nefroclínica de Foz do Iguaçu e o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), irão comemorar o Dia Mundial do Rim na próxima quinta-feira, 09 de março, na sede da Vila “A”.

“Neste ano o foco é alertar a população com relação à obesidade”, frisa o nefrologista, Marcelo Gonçalves. Segundo ele, a atividade de orientação é permanente e acontece durante todo o ano, aos pacientes e familiares.

Problema mundial

A Doença Renal Crônica já se transformou em um problema de saúde pública. No Brasil, a prevalência de pacientes que necessitam passar por sessões diárias ou semanais de hemodiálise mais que dobrou nos últimos dez anos. “A Doença Renal Crônica, em termos mundiais, tem incidência crescente, e estima-se que quase uma em 10 pessoas possa ter algum grau de doença renal. A patologia é classificada em estágios de um (1) a cinco (5), sendo mais frequente os estágios mais leves, evoluindo até os mais avançados”, reforça Dr. Marcelo.

Veja se você está em risco:

– Você está acima do peso ideal?

– Você tem pressão alta?

–  Você sofre de diabetes mellitus?

– Você fuma?

– Tem um familiar portador de Doença Renal Crônica?

– Você tem mais de 50 anos

– Você tem problema no coração ou nas veias (vasos) das pernas — doença cardiovascular?

Se respondeu SIM para uma destas perguntas, consulte um médico. Você precisa dosar a creatinina no sangue e fazer o exame de urina!

Prevenção

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia milhões de pessoas têm algum tipo de disfunção renal. O mais alarmante é que a grande parte dos indivíduos não sabem que têm, por ser uma doença silenciosa e que poderia ser evitada.

Existem inúmeras causas de doença renal, algumas são curáveis, outras são controláveis, algumas evoluem inexoravelmente. “Porém, considerando que a Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes, associados muitas vezes com a obesidade, estão entre as principais causas de Insuficiência Renal Crônica, dá para imaginar que o controle é para toda a vida”, destaca Dr. Marcelo.

Siga as 8 regras de ouro

Um bom início para a prevenção da Doença Renal Crônica:

Mantenha-se em forma. Pratique atividade física regularmente.

Mantenha sua alimentação saudável. Evite o sobrepeso.

Mantenha-se hidratado.

Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes.

Monitore sua pressão arterial.

Consulte um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins.

Não fume.

Evite bebidas alcoólicas.

Não tome remédios sem orientação médica.

SAIBA MAIS aqui.