As cartas para renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação vão chegar com 20 dias de antecedência na casa dos motoristas paranaenses. A mudança, anunciada nesta quarta-feira (23) pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), dará mais tempo para marcar o exame médico obrigatório. Pelo procedimento anterior, a correspondência é enviada uma semana antes do vencimento da CNH.
A expectativa do Detran é que, com o prazo estendido menos motoristas precisem ir até uma unidades de atendimento para abrir o processo, agendar a consulta médica, refazer a biometria e a fotografia do documento.
Dados da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) mostram que desde o lançamento, em maio de 2011, do programa Detran Fácil, que oferece diferentes serviços pela internet, 523.353 mil pessoas deixaram de ir aos balcões de atendimento. Somente a renovação automática da CNH, lançada em abril de 2012, tirou 114.430 usuários das unidades do Detran.
Cerca de 67 mil pessoas recebem o aviso todos os meses, e a estimativa é que pelo menos dois terços optem pela renovação automática, representando mais de 500 mil motoristas por ano a partir de 2014.