A feira, que aconteceu de 18 a 20 de novembro, recebeu mais de 15 mil profissionais da área do turismo e segundo os organizadores, foram realizados cerca de 65 mil agendamentos antecipadamente. Foz do Iguaçu esteve presente no estande do Brasil, um espaço de 120 m² que conta com 20 co-expositores responsáveis por divulgar as potencialidades do setor MICE.
A EIBTM é realizada anualmente, sempre com o foco voltado para o desenvolvimento de negócios. Este ano, a feira contou com mais de 3000 expositores dos mercados europeu e asiático, o que o torna uma excelente oportunidade de iniciar relacionamentos para negócios futuros.
A participação de Foz do Iguaçu coloca a cidade no mesmo patamar de outros destinos, na busca de mais eventos internacionais que auxiliam na manutenção no ranking da International Congress and Convention Association – ICCA, organização que classifica os destinos que mais recebem eventos pelo mundo. Atualmente a cidade ocupa a terceira posição e há anos figura como a única não capital entre os cinco destinos brasileiros que mais recebem eventos.
Para o Gerente Executivo do Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB, Basileu Tavares, representante do Destino Iguaçu na feira, a participação amplia as possibilidades de novos negócios para a cidade. “O Brasil apresenta uma constante ascendência no segmento MICE mundial, hoje é o 9ª país que mais recebe eventos, e nós queremos mais. Estamos em busca de aproveitar a alta visibilidade dos eventos, como o Mundial de Futebol FIFA e as Olimpíadas, para alavancar ainda mais esse setor, principalmente em Foz do Iguaçu”.
Eventos no Brasil – Segundo um levantamento do Ministério do Turismo (MTur), através do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, o setor tem todos os motivos para manter um trabalho constante. Os dados apontam um crescimento de 14% ao ano nos últimos 12 anos, e já é o setor responsável por 4,32% do Produto Interno Bruto – PIB brasileiro, como uma injeção na economia de R$ 209,2 bilhões, somente em 2013, sediando mais de 590 mil eventos.