Search
Previous slide
Next slide

Destino Iguaçu lista destaques do turismo de Foz do Iguaçu em 2013

Previous slide
Next slide

– Em 2013, o Luau das Cataratas voltou a ser oferecido todos os meses, garantindo mais uma opção aos visitantes. E já está garantido também para 2014.

– O lançamento do Guia 4 Rodas Foz do Iguaçu e Compras no Paraguai e Argentina, da Editora Abril, ajudou a divulgar e valorizar ainda mais os atrativos turísticos da região.

– A empresa Skydive montou sede em Foz do Iguaçu e passou a oferecer voos de paraquedismo, em especial o salto duplo, que pode ser feito por qualquer pessoa. Os jornalistas do Clickfoz, Garon Piceli e Letícia Lichacovski, foram sentir a emoção.

– A crise do setor aéreo, que fez Foz do Iguaçu perder os voos da Webjet, Trip e da uruguaia Pluna, fechadas ou incorporadas, começou a ser revertida: em fevereiro a Gol, anunciou dois novos voos diários, ligando aos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (Rio). Em março a uruguaia Buquebus retomou os voos Foz-Montevidéu, com saídas toda quinta-feira e domingo. E a Lan Peru, que tem quatro frequências entre Foz do Iguaçu e Lima, pediu autorização para uma ligação diária a partir de abril do ano que vem, permitindo uma ligação mais rápida e barata a Foz do Iguaçu para turistas da Europa, América do Norte e Ásia, já que Lima é um “hub” para voos procedentes do Pacífico.

– No mesmo mês, o Fundo Iguaçu e a Infraero assinam um acordo para a construção de uma nova pista do Aeroporto Internacional Cataratas. O Plano Diretor do Aeroporto, desenvolvido pelo Fundo Iguaçu, prevê três horizontes de ampliação (2019, 2029 e 2039).

– Ainda em março, o Codefoz assinou convênio com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) para desenvolver os projetos de duplicação da BR-469 (que dá acesso ao Parque Nacional do Iguaçu). As obras incluem, além da segunda pista, ciclovia, paisagismo e redes subterrâneas de energia elétrica e telefônica.

– O roteiro turístico integrando as Sete Novas Maravilhas da Natureza – Visit7Wonders – foi lançado durante a Arabian Travel Market, uma das principais feiras de turismo internacionais.

– Em abril, Foz é uma das sedes internacionais dos X Games, transmitidos para 184 países pela ESPN Internacional.

Foto: Arquivo Clickfoz
X Games movimentou a cidade durante o mês de abril

– Realizada em maio, a Meia Maratona das Cataratas, disputada no Parque Nacional do Iguaçu, teve recorde de participantes – 2.700 atletas.

– Em junho, em comemoração ao aniversário de 99 anos, Foz do Iguaçu ganhou o Monumento do Centenário.

– Também em junho, a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – nomeou o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, como de Valor Universal Excepcional, por sua importância cultural e natural, e sugeriu ao Brasil e à Argentina que integrem os dois parques nacionais.

– Em julho, o Trip Advisor, um dos maiores sites de viagens do mundo, inclui Itaipu entre os vencedores do Prêmio Traveler’s Choice Melhores Atrações. Itaipu ficou entre os 25 pontos turísticos mais importantes da América do Sul.

– Ainda no sétimo mês, o Ecomuseu abriu a exposição Múltiplo Leminski, sobre o artista curitibano Paulo Leminski (1944-1988). Quando foi encerrada, em novembro, a mostra somou mais de 110 mil visitantes – foi a maior do Ecomuseu e ajudou o Complexo Turístico Itaipu a bater no ano o recorde de visitação.
 

Foto: Arquivo Clickfoz
Exposição Leminski recebeu quase 130 mil visitantes em quatro meses

– Naquele mês, outra boa notícia: a Fifa aceitou a candidatura de Foz do Iguaçu para ser o centro de treinamento de uma das seleções que vão disputar a Copa do Mundo de 2014.

– Em agosto, a atuação da Gestão Integrada do Turismo foi formalizada em acordo assinado pela Prefeitura, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu e Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB). O documento, com validade de cinco anos, estabelece o percentual de cada parceiro nos investimentos em projetos de infraestrutura e na divulgação dos atrativos.

– Pelo segundo ano consecutivo a Itaipu Binacional ficou entre os vencedores do prêmio Top de Marketing 2013, da ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná). Foi com o case “Itaipu como você nunca viu: reposicionamento do Ecomuseu como atrativo turístico e cultural”, iniciativa que trouxe a Foz do Iguaçu a exposição sobre o artista curitibano Paulo Leminski.

– Foz do Iguaçu criou o Observatório do Turismo, com apoio do Ministério do Turismo, que adotará metodologia moderna para estudos da demanda turística.

– Iniciadas as obras no estádio do Flamengo Esporte Clube, para receber uma das seleções da Copa do Mundo de 2014.

– Iniciada a instalação de dois novos shoppings em Foz do Iguaçu, o Palladium e o Catuaí, e ainda um grande parque cultural, com atrativos como museu de cera e museu do automóvel e motos.

– O Ranking 2013 do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio, colocou Foz do Iguaçu na liderança entre as não-capitais e em 7º lugar no ranking geral, uma posição acima da que estava na pesquisa anterior.

Previous slide
Next slide