A dicotomia entre a qualidade de ensino comprovada pela nota no ENEM 2010, alcançando 555,21 pontos na média total – ficando na 10ª posição entre os melhores colégios de Foz do Iguaçu, e a qualidade na estrutura física é bastante visível no Colégio Estadual Mariano Paganoto.
Logo na entrada, os estudantes são recebidos por secretarias com grades e portões bem fechados que deixam o ambiente escuro, pouco se parece com uma instituição de ensino. As falhas nas pinturas e a tinta descascada das paredes, o chão desgastado, faltando lajotas e os fios do sistema elétrico à mostra são colocados em contraste com o esforço demonstrado pelas diretoras com as atividades realizadas ao longo do ano que contribuíram para que o Colégio atingisse esta nota.
É a primeira vez na história que o Colégio da região da AKLP figura entre os dez melhores de Foz do Iguaçu, e segundo as diretoras a reforma está mais difícil de lembrar.
A diretora-geral, Marily Gimenes destaca principalmente a criatividade da equipe pedagógica para chamar a atenção dos estudantes. “ São professores competentes com uma disciplina rígida, porém criativa, que fazem de tudo para que o aluno utilize suas competências”.
Fotos: Mariana Serafini/Clickfoz |
A diretora-geral apresenta uma sala de aula equipada com a TV Pen Drive: "ponto positivo para os colégios estaduais, mas lutamos pela melhoria da infra-estrutura", diz Marily Gimenes |
A direção compartilhada com a diretora do noturno Lazara Souza, e a auxiliar Fábia Spindola, parece ter dado certo. As três trabalham em sincronia e usam a falta de recurso da escola como aliado. “Temos somente um data show, por isso incentivamos nossos alunos a apresentarem o trabalho da forma mais criativa possível”, comenta Spindola.
Atividades como Festival Folclórico, Projeto Afro e Semana Cultural, realizadas todos os anos auxiliam para a multidisciplinaridade exigida no ENEM. O corpo docente avalia de forma positiva a instalação das TVs Pen Drive, nela os estudantes têm a disposição material complementar para todas as aulas. “Um recurso que as particulares não disponibilizam”, destaca a diretora-geral. “Elas estavam na dispensa quando assumi há 3 anos”.
Jacskon Felipe é um aluno com notas acima da média: "Encontro toda a disposição nos professores". |
O aluno do primeiro ano, Jackson Felipe, tem como média 8 no boletim. “Na minha sala eu e mais uma aluna que temos nota acima de 8”, conta. Jackson conta que consegue as notas com a ajuda dos professores. “Eles estão dispostos a tirar todas as nossas dúvidas, procuro estudar bastante em casa, mas conto com a ajuda dos professores sempre”, diz. Porém o estudante reclama da falta de professor de inglês: “Está faltando professor de inglês, uma disciplina importante, principalmente para Foz do Iguaçu”.
$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});