Michel Dal Pizzol mostra como será o seu trabalho no viaduto |
No croqui enviado na segunda-feira (16) às autoridades responsáveis para a autorização da grafitagem coletiva que será realizada no viaduto da BR-277 sobre a avenida JK se destaca o movimento arte Naif, buscando uma linguagem lúdica.
Jogos de roda, brincadeiras antigas, pião, pipa, pescaria entre outros elementos infantis estarão retratados com o objetivo de mesclar a brincadeira ao mágico e fantástico, e misturar também a religião presente em Foz do Iguaçu com a iconografia guarani.
O croqui que foi realizado é resultado de cinco encontros, sendo o primeiro uma imersão dos atrativos da cidade; o segundo uma reunião entre os artistas locais e os convidados; o terceiro uma conversa via internet entre todos os artistas. O quarto uma reunião com os artistas de Foz. A oficina final para elaboração geral aconteceu este final de semana (14 e 15) em Assunção, com os artistas Kast, Oz e Lucas.
Na reunião em Foz do Iguaçu o tatuadot, Michel Dal Pizzol, do coletivo de arte Ya Basta!, comentou que o trabalho precisa levar as pessoas a um encantamento com a arte e a reflexão do tema exploração de crianças e adolescentes. “Precisamos chocar as pessoas, não consigo me desprender das coisas que deixam as crianças debilitadas no contexto”.
O viaduto será repartido em seis bandas, cada banda terá vários quadros, sendo que cada artista trabalhará em seu desenho individualmente. Todos os desenhos serão unificados por um fundo de texturas e iconografias.