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Descomplica anuncia a aquisição da UniAmérica e caminha para se tornar o maior centro universitário do Brasil

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O Descomplica, primeira EdTech brasileira a ingressar no mercado de ensino superior, anuncia nesta segunda-feira, 21, a aquisição da UniAmérica, centro universitário sediado no Paraná e considerada pelo MEC (Ministério da Educação) uma das instituições de ensino mais inovadoras do país. Menos de um ano após ter lançado a sua vertical de ensino superior – a Faculdade Descomplica – e apenas quatro meses depois anunciar a maior rodada de investimentos já recebida por uma EdTech da América Latina – foram R$ 450 milhões –, o Descomplica avança em sua estratégia de se tornar uma referência nacional no segmento de ensino superior digital. “Nossa expansão se dá na velocidade das transformações por que passa a educação. Já havia uma mudança significativa na correlação de forças nesse mercado, que foi acelerada pela pandemia, e o Descomplica está muito bem posicionado: somos referência em educação digital, oferecemos os cursos mais procurados e, agora, com a UniAmérica, ganhamos agilidade para expandir ainda mais a nossa atuação”, afirma Marco Fisbhen, CEO do Descomplica.

Em pouco mais de um ano de operação, a pós-graduação do Descomplica já é uma das maiores do Brasil, com mais de 55 mil alunos matriculados, enquanto a graduação da Faculdade Descomplica possui 100% das vagas preenchidas. A aquisição da UniAmérica é o primeiro movimento de um plano agressivo de expansão, com objetivos de investimentos que somam cerca de  R$1 bilhão nos próximos três anos, tanto no crescimento orgânico quanto por meio de novas aquisições. Nesse período, a marca pretende se tornar a maior instituição de pós-graduação do Brasil e conquistar ainda mais espaço na graduação, com uma proposta de valor que alia inovação tecnológica, metodologias modernas de ensino e a oferta das carreiras mais buscadas atualmente, principalmente nas áreas de engenharia, tecnologia e negócios, fatores que serão amplificados com a aquisição da UniAmérica.

“Nossa proposta sempre foi contribuir com a sociedade ao oferecer uma educação digital de qualidade  e que cumprisse com o verdadeiro papel de uma Faculdade: focar na empregabilidade e geração de renda para o aluno, não apenas na sua formação e em um diploma. Os investimentos que faremos nos próximos anos – seja em aquisições, expansão orgânica, aquisição de talentos, eficiência operacional e oferta de novos cursos – vão multiplicar por dez a nossa participação no mercado universitário. Com a UniAmérica que, assim como o Descomplica, é reconhecida pelo ensino de excelência e pela inovação, damos mais um passo significativo nessa direção”, afirma Daniel Pedrino, Presidente da Faculdade Descomplica.

Marco Fisbhen, CEO do Descomplica

De acordo com os executivos, o objetivo é criar algo inédito na educação brasileira. Em fevereiro, o Descomplica recebeu um investimento co-liderado pelos fundos Invus Opportunities e SoftBank, com participação do fundo Valor Capital Group, da Península Participações, da Chan Zuckerberg Initiative (CZI) e do Amadeus Capital Partners. The Edge, guitarrista da banda irlandesa de rock U2, também participou da rodada.

Com a chegada da UniAmérica, a Faculdade Descomplica passa a contar com uma instituição reconhecida pela qualidade e inovação do seu modelo acadêmico, excelência no uso de metodologias ativas e tecnologias aplicadas à educação e um corpo pedagógico experiente, elementos que contribuirão sobremaneira nos objetivos do Descomplica em ofertar produtos inovadores. Com a aquisição, o braço de ensino superior do Descomplica multiplica em seis vezes o seu portfólio, passando dos atuais quatro cursos para 22 opções de graduação. Os 18 novos cursos se unem às opções de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Recursos Humanos. Agora, a Faculdade Descomplica passa a oferecer também as graduações com maior empregabilidade do Brasil nas áreas de tecnologia e gestão moderna, tais como: Gestão Comercial, Gestão de Dados, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outros (confira a lista completa dos cursos ao final do texto).

 “Enxergamos no Descomplica o parceiro ideal para continuarmos o desenvolvimento de projeto de longo prazo da UniAmérica. Temos uma sinergia de valores que é muito importante, como acreditar na educação como força transformadora e na tecnologia digital como um grande caminho para o ensino superior”, diz Ryon Braga, Reitor da UniAmérica. “A capacidade de inovação do Descomplica aportará conteúdo de qualidade à UniAmérica, além de tecnologias inovadoras e pessoas apaixonadas pelo setor de educação, algo que entendemos como fundamental para consumarmos esta união”, afirmou.

Como ficam as equipes
A UniAmérica segue com a oferta dos mesmos cursos presenciais que já possui, bem como o mesmo grupo de coordenadores e professores, com Ryon à frente da reitoria da instituição. A Faculdade Descomplica também permanece com o mesmo corpo de colaboradores e com Daniel Pedrino liderando a unidade de negócios.

“Estamos crescendo exponencialmente, em dois anos seremos a maior instituição de ensino superior do Brasil em números gerais e também no ensino presencial, apoiados agora por essa aquisição”, diz Pedrino.

“Logo no início do ano, quando levantamos a rodada de investimentos, sabíamos que um dos nossos grandes objetivos para 2021 seria crescer rapidamente e com qualidade a nossa vertente de ensino superior. Para honrar com os compromissos que fechamos, procuramos uma instituição que nos ajudasse nesse processo. Por isso, estamos muito contentes em trazer a UniAmérica para o nosso universo”, ressalta Fisbhen.

Crescimento
Com 5 milhões de alunos por mês em todas as suas frentes educacionais, o Descomplica atua de maneira 100% online. Com a Faculdade Descomplica, a instituição consolidou um novo modelo de educação superior, diferenciando-o do ensino à distância atual e aliando professores de qualidade, entretenimento e tecnologia de ponta aos estudos. “Quando lançamos a Faculdade, em 2019, estreamos com a nota máxima concedida pelo MEC, enquanto nossa pós-graduação também se firmou e cresceu mais de 10 vezes. A aquisição que estamos anunciando nos permitirá ampliar portfólio, número de vagas e efetivamente levar um ensino inovador a milhões de estudantes”, diz Pedrino.

Com a aquisição da UniAmérica, o Descomplica dá sequência aos objetivos acordados com os investidores no início do ano. Entre eles estão o aumento do número de colaboradores da EdTech – hoje já alcançando mais de 750 pessoas -, além de contar com 300 vagas abertas no momento, sendo 100 destas para engenharia e produtos digitais.“Queremos construir a maior faculdade do Brasil, chegando rapidamente a um milhão de alunos no modelo 100% digital. Para isso, seguiremos apostando no que entendemos que é fundamental para engajar os estudantes: uma pedagogia digital habilitada por tecnologia, que nos ajuda a levar educação a alunos de diferentes locais do país e de diferentes classes socioeconômicas”, completa Fisbhen.

18 novos cursos
A Faculdade Descomplica passa a oferecer os seguintes cursos em modelo digital: Gestão Comercial, Gestão de Dados, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Computação em Nuvem, Jogos Digitais, Sistemas para Internet, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Sistema de Informação, Letras-Português, História e Matemática.

 Sobre o Descomplica
Fundado em 2011, o Descomplica tem a missão de democratizar o acesso à educação em todas as fases da vida. A startup, que atua com um modelo 100% online, oferece cursos preparatórios para Enem e vestibulares, além de graduação e pós-graduação – estas por meio da Faculdade Descomplica. Alcançando 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas, o Descomplica é responsável pela educação da maioria do público que se prepara para o Enem no Brasil. Em 2020 a empresa foi anunciada como uma das “Tech Pioneers” do Fórum Econômico Mundial, um reconhecimento global a companhias baseadas em tecnologias que estejam entre o estágio inicial e de crescimento. As empresas são consideradas startups promissoras e se encontram no chamado “scale-ups”, definição dada a companhias que crescem pelos menos 20% ao ano. São empresas no front da inovação tecnológica e de seus negócios. Também no ano passado, a startup foi anunciada como uma das 100 Startups to Watch 2020, prêmio que leva em consideração startups inovadoras, altamente escaláveis e que merecem a atenção de investidores, aceleradoras, governos e grandes empresas. 

 

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