Search

Defesa Civil atua para amenizar transtorno causados pelas chuvas em Foz

Foto: Defesa Civil/ Divulgação

Uma força tarefa composta pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Copel atuou de forma ininterrupta para amenizar os transtornos causados pela forte chuva na manhã de ontem (18). De acordo com o Simepar (Sistema Metereológico do Paraná) choveu cerca de 30 milímetros nesta quinta-feira e os ventos – registrados no Aeroporto Internacional – chegaram a 80 km/h às 9:27 da manhã. 

Mais de 500 ocorrências foram registradas ao longo do dia em vários pontos da cidade. As regiões mais afetadas foram o centro, Vila Adriana, Jardim Laranjeiras e Vila A. Ninguém ficou ferido com os incidentes. 

Somente a Defesa Civil registrou 20 quedas de árvores, sendo 2 em escolas municipais, 1 em um CMEI e 4 em residências – estas retiradas pelos Bombeiros. Também foram distribuídas 3 lonas para moradores que tiveram os telhados das casas danificados pela chuva. 

De acordo com a Copel, 83.318 unidades consumidoras ficaram sem energia, por conta de galhos e árvores que caíram sobre a fiação elétrica. A empresa também registrou 553 chamados ao longo do dia – 291 somente no período da manhã. 

A maioria das ocorrências foram atendidas ainda ontem, com equipes trabalhando inclusive no período da noite, e hoje pela manhã as equipes da Copel atendem a 22 chamados em Foz e Santa Terezinha.

O Coordenador da Defesa Civil, Evaldo Monteiro Guimarães explica que casos como este exigem dedicação exclusiva e engajamento dos profissionais envolvidos. “Sabíamos que teríamos aquela forte chuva, as equipes já estavam preparadas, e fizeram um ótimo trabalho de remoção de árvores, desobstrução de vias e atendimentos diversos no restabelecimento de energia elétrica para os moradores, escolas e demais locais afetados”, comentou. 

Foto: Defesa Civil/ Divulgação

Estragos 

Hoje, equipes da Prefeitura seguem trabalhando na remoção de galhos e limpeza de vias públicas e instituições de ensino. Ontem, elas estiveram nos seguintes locais: Rua Rui Barbosa, Rua Marechal Deodoro esquina com a Rua Quintino Bocaiuva (Centro); Rua Perdigão (Vila A); Rua Mangueira (Jd Laranjeiras); Av Anhembi quase esquina com a avenida Florianópolis; Av Florianópolis esquina com Av Andradina; Avenida Andradina em frente ao FISK (Jardim Lancaster); Rua Arapiraca (Jd Imperatriz); Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima (Vila C); Escola Santa Rita de Cássia (Vila Pérola), e hoje o atendimento nsegue a Creche Soldadinho de Chumbo (Profilurb I).

Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é formada por órgãos municipais, estaduais, federais e entidades voluntárias. Integraram os trabalhos nesta quinta-feira a Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras. O principal objetivo das ações é minimizar as consequências de desastres naturais, restabelecendo o bem estar social.

As solicitações de socorro em caso de desastres ambientais podem ser feitas através do telefone 199, instalado na sede da Guarda Municipal. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer terminal.