O Capacita Guias 2020 deu a largada nesta terça-feira (27), com a participação de 150 profissionais desse setor do turismo de Foz do Iguaçu. As aulas on-line tiveram início às 18 horas, numa sala virtual gigante. A iniciativa é promovida pela Itaipu, por meio de um convênio com o Instituto Polo Internacional Iguassu e apoio do Sebrae, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A ação é uma forma de apoiar o setor do turismo, um dos mais atingidos pela pandemia da covid-19, especialmente em uma cidade como Foz do Iguaçu, que tem sua vocação econômica fundamentada na atividade turística. Além da qualificação profissional, os guias selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 450 pelo período de três meses. O recurso total repassado pela Itaipu para a ação soma R$ 202,5 mil.
“Todos os profissionais que foram selecionados neste projeto foram premiados com uma grande oportunidade de desempenhar ainda melhor suas funções na retomada da atividade turística, para que voltemos à normalidade o mais rápido possível”, disse o coronel Aureo Ferreira, assessor do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, em sua fala durante a aula inaugural do curso.
“O Capacita Guias faz parte do programa Acelera Foz e está alinhado com o plano de retomada econômica da cidade pós-pandemia, um dos objetivos priorizados pela gestão do general Silva e Luna”, completou. O convênio foi feito pelas áreas de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu.
Oportunidade bem-vinda
A oportunidade foi muito bem-vinda para Isabel Areias Cavalcante, guia de turismo há 31 anos, que desde março não trabalhava na área. “Achei ótima a iniciativa da Itaipu e do Polo Iguassu. Além de nos ajudar financeiramente nesse momento difícil, ainda nos proporciona uma capacitação, revendo conteúdos esquecidos e aprendendo sobre assuntos novos”, elogiou.
Setor prestigiado
Para um setor que estava à beira do colapso, a ajuda foi um alívio. “A pandemia desanimou muitos guias, alguns, inclusive, desistiram da carreira. O valor da bolsa auxílio repassada pela Itaipu me ajudará a pagar algumas contas essenciais e, principalmente, será um incentivo para fazermos o curso e continuarmos na profissão”, disse Bárbara Otremba Maciel, guia de turismo há oito anos.
Conhecimento e renda
A capacitação terá duração de três meses, com aulas on-line às terças e quintas-feiras. Cada aula terá duração de duas horas (das 18h30 às 20h30). A bolsa de estudos é vinculada à frequência de pelo menos 75% no curso, com a entrega de dois trabalhos ao final da capacitação.
Os guias vão estudar as necessidades dos turistas no pós-pandemia e aprender sobre novas formas de apresentar os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. Também serão qualificados para a melhoria do atendimento e satisfação dos visitantes. “O Sebrae fez uma curadoria de conteúdo e temáticas para formar os guias, nossos ‘empreendedores’ do ramo”, disse Camila Giacomelli, que representou a instituição na abertura do curso.
Novas rotas
Os profissionais também vão aprender a trabalhar com rotas alternativas dentro do Parque Nacional do Iguaçu (PNI): as trilhas San Martin e a Trilha da Bananeira, e de outras já existentes. Ao falar aos guias na abertura do curso, Ulisses Santos, representante do PNI/ICMBio, revelou que o Parque estabeleceu como meta ser reconhecido como um dos cinco parques mais inovadores do mundo. “Esta parceria com os guias de turismo é essencial para que a nossa mensagem, enquanto destino, seja levada adiante aos nossos turistas”, reforçou.
Alinhamento ao governo federal
As ações da Itaipu para a retomada da economia, como a campanha Vem para Foz, e de enfrentamento à covid-19 (criação de unidades de UTI, testagem de mais de 20 mil pessoas, compra e repasse de equipamentos e insumos para as unidades regionais de saúde de Foz e região e convênio para contratação de mais de 730 funcionários da saúde), cuja soma chega a R$ 25 milhões, estão em consonância com as diretrizes do governo do presidente Bolsonaro. As iniciativas para ajudar os guias, incluindo a capacitação e uma live em junho, chegam a R$ 300 mil.