A princípio a loja virtual do Ñandeva disponibilizará 180 produtos. O site de compras estará anexado ao site oficial do Programa www.nandeva.pti.org.br. Todo o valor arrecadado com o comércio pela internet será destinado aos custos de operação de vendas e revertido para os artesãos. Os preços vão de R$ 3,60 a R$ 250, conforme a peça. Os compradores poderão pagar por meio de cartões de crédito e débito, depósito ou boleto bancário e as encomendas seguirão via Correios, para todo o País. O frete é grátis para Foz do Iguaçu.
Foto: Assessoria |
Layout do portal |
“A intenção é divulgar o trabalho dos artesãos e garantir a sustentabilidade do artesanato produzido aqui na região. Todas as peças expressam a diversidade cultural e histórica das três fronteiras. Não se trata de uma peça, mas de um produto com valor agregado”, explicou a coordenadora do Ñandeva, Ana Cristina Nóbrega.
Atualmente, cerca de 500 artesãos do Brasil, Argentina e Paraguai integram o Ñandeva e contam com a orientação individualizada dos designers do programa, que não possui fins lucrativos. Todas as peças passam por um processo de avaliação antes de receber o certificado de origem. Na margem brasileira, a execução do programa conta com o apoio da Itaipu, da Fundação PTI, do Sebrae e do Conselho dos Municípios Lindeiros. Detalhes como a quantidade de itens também poderá ser checada pelo portal de vendas, que terá garantia do sistema PagSeguro.
Expansão: Inicialmente, os 180 produtos disponibilizados para venda on-line estarão divididos em dez categorias: adorno e acessórios; cama, mesa e banho; camisetas e aventais; copa e cozinha; crianças; decoração; embalagens; escritório; perfumaria e produtos corporativos. Em uma segunda fase da venda pela internet, a ideia é ampliar o número de produtos para 400 itens.
Hoje, o artesanato com a marca Ñandeva pode ser adquirido em Foz nas lojas do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu e na Cooperativa de Artesanato da Região Oeste e Sudoeste do Paraná (Coart), parceira do projeto, instalada na Rua Quintino Bocaiúva, 462, no centro. Em maio, um novo ponto de venda da marca, voltado para o varejo, será inaugurado no PTI, próximo do restaurante da instituição.