Search
Previous slide
Next slide

Data da reabertura será conhecida essa semana, afirma presidente paraguaio

Previous slide
Next slide

O Presidente da República do Paraguai, Mário Abdo Benítez, afirmou no fim desta manhã que, ainda esta semana, será anunciada a data de reabertura das fronteiras com o Brasil. O anúncio foi feito durante solenidade de entrega de obras de pavimentação na cidade de Itaipé, em Guairá.

Benítez anunciou que, ainda esta semana, se encontrará com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, para depois anunciar a data da reabertura, um anúncio que vem sendo muito aguardado pelos habitantes paraguaios da fronteira, que viram o colapso do turismo e do comércio durante esta, que já é considerada a maior quarentena de todos os tempos, e já dura sete meses.

“Esta semana teremos as datas da abertura das fronteiras com o Brasil em Ciudad Del Este, Salto Del Guairá e Pedro Juan Caballero (…) Isso exigirá uma grande responsabilidade dos cidadãos, que já demonstraram seu compromisso”, disse o presidente, que afirmou ainda que a medida entrará em vigor em outubro.

O anúncio foi feito após grande incerteza gerada por diversas notícias contraditórias que fizeram os habitantes da fronteira acreditarem que a reabertura seria no dia 26 e/ou 29 de setembro e também pela ameaça feita nesta manhã por representantes do setor comercial de Ciudad Del Este que prometeram uma grande mobilização a partir da próxima quarta-feira, caso o governo federal não se pronunciasse à respeito da prorrogação da portaria, feita por parte do governo brasileiro, que mantém as fronteiras fechadas pelo menos até o dia 24 de outubro. 

“Os países que não tomaram medidas drásticas no início da pandemia, tiveram impacto não só na vida, mas também na economia (…)  com certeza cometemos erros como tudo que é feito por humanos, mas em algo acertamos, porque na questão econômica somos os melhores em toda a região e os resultados de nossas políticas de saúde também são positivos se comparados aos vizinhos”, comentou Abdo Benítez.

O presidente confirmou que o Paraguai cumpriu bem seus propósitos, tanto na área da saúde como na econômica. Nesse sentido, pediu que a população continue cumprindo os protocolos para que a economia continue se reativando e assim colabore com os setores que continuam sem operação.

Com informações: Diário La Clave e Diário ABC Color.

Previous slide
Next slide