A ex-primeira dama da França Danielle Mitterrand participa na sexta-feira, 14, do Ciclo de Palestras Diálogos de Fronteira, no Parque Tecnológico Itaipu. A palestra está marcada para as 19h45 e as vagas são limitadas. Danielle fala sobre o tema "Construindo respostas locais para o desafio global da sustentabilidade: Projeto Mensageiros da Água". O acesso à água é hoje uma das prioridades da Fundação "France Libertés", que Danielle preside.
Danielle Émilienne Isabelle Gouze (Verdun, 29 de outubro de 1924) é viúva do presidente francês François Mitterrand. Ela foi primeira-dama da França entre 21 de maio de 1981 e 16 de maio de 1995. Desde 1986, preside a fundação “France Libertés” – Fundação Danielle Mitterrand.
A fundação é reconhecida pela sua atuação em favor de povos oprimidos, como africanos, curdos, tibetanos e indígenas latino-americanos. A instituição, que desde o ano passado conta com uma representação no Brasil, fundamenta seu trabalho na promoção dos direitos humanos e da equidade social. Também defende uma economia mais responsável e solidária.
Nestes últimos anos, a instituição colocou o acesso à água como sendo o primeiro dos direitos do ser humano.
Programação –
Além da palestra desta sexta-feira, Danielle Mitterrand cumpre extensa programação na fronteira. No sábado, ela visita de helicóptero a Bacia do Paraná 3, para conhecer as ações do Programa Cultivando Água Boa. No domingo, conhece o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas.
No Paraguai Na segunda-feira, Danielle Miterrand vai sobrevoar as reservas e refúgios da margem paraguaia. Também vai conhecer a Bacia do Carapa, antes de viajar a Assunção, onde fica até a terça-feira.