As turmas têm em média 15 a 20 casais, o curso é feito uma vez por mês durante três noites seguidas. A Gestante deve estar no sexto mês de gravidez, para fazer a inscrição é necessário ligar no Hospital e agendar a vaga gratuitamente. Os dados necessários são: nome da gestante, nome de um acompanhante, nome do médico obstetra responsável, número de telefone e bairro onde mora.
Foto: JIE |
As turmas tem em média 15 a 20 casais |
O objetivo do curso é facilitar a vida dos pais que muitas vezes estão muito ansiosos pela chegada do bebê e não sabem exatamente como cuidá-lo. Durante os três dias de aula, médicos obstetras, enfermeiras, pediatras, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas dão dicas de como cuidar do recém nascido. Os temas são variados, a melhor posição para amamentar o bebê, como dar os primeiros banhos, os medicamentos que a mãe pode ou não tomar durante a gestação e no período de amamentação, entre outros assuntos importantes para a saúde da mãe, do bebê e para facilitar a vida do pai.
Foto: JIE |
Além de assistir aula, as futuras mamães também tem a parte prática |
“O principal resultado que a gente observa é que as mães chegam mais preparadas e isso estabelece uma relação de maior confiança entre a equipe médica e a gestante”, afirma a enfermeira Júlia Kosaka. Segundo o médico obstetra Pedro Françoso o retorno dos participantes é positivo, “o curso prepara mais que leitura de um livro”.
Não só pais de primeira viagem procuram o curso, muitas mães que já estão na segunda gestação fazem questão de aprender mais sobre como cuidar dos filhos da melhor forma.