Os colégios de Curitiba confirmaram o favoritismo nas provas de natação da fase final dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) disputadas na piscina do Clube da Gente, no Bairro Novo, na capital paranaense.
Curitiba venceu as quatro categorias do ensino regular. O Colégio Dom Bosco e a Sociedade Educacional Positivo foram os destaques da modalidade, a primeira a ter a fase final encerrada.
A liderança da capital nas disputas nas raias foi recebida com naturalidade pelo diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha. Contudo, ele prevê mais de equilíbrio nas próximas competições. “Curitiba deve continuar na frente, não só pela estrutura desses colégios vencedores, como também pelo incentivo aos praticantes da modalidade. Mas estamos observando a evolução de um trabalho semelhante no interior. Outras cidades estão conquistando medalhas”, frisou.
Entre os alunos do feminino que disputaram e venceram a fase final estão três atletas da seleção brasileira que participaram recentemente do Campeonato Sul-Americano, em Mar Del Plata, na Argentina.
Participaram da natação na Classe A (15 a 17 anos), em 18 provas, 220 atletas masculinos e femininos, de 75 escolas; e na Classe B (12 a 14 anos), em 16 provas, 250 atletas dos dois sexos, de 77 escolas. Os campeões das provas, a critério da Federação Paranaense de Desportos Aquáticos, considerando os índices técnicos, poderão ser convidados para representar o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, de 10 a 20 de setembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais, para alunos até 14 anos, e de 5 a 15 de novembro, em Londrina e Maringá, para alunos entre 15 e 17 anos.