Foto: Assesoria |
Muitas das crianças visitaram pela primeira vez as Cataratas do Iguaçu |
O motivo era mais do que especial, pois muitas delas estavam visitando, pela primeira vez na vida, as Cataratas do Iguaçu e a diversidade da unidade de conservação, sobre as quais tinham informações pela televisão ou pelas histórias que amigos e familiares contavam. Ao chegar ao Centro de Visitantes, já era possível perceber a perplexidade no olhar das crianças e a vontade de conhecer, aprender e divertir-se.
Para a surpresa das crianças – atendidas pela Associação Fraternidade Aliança (AFA), instituição que promove a solidariedade na região do Porto Meira, em Foz do Iguaçu –, o parque se preparou para atendê-las com uma programação especial. As atividades faziam parte do Dia Nacional da Alegria, comemorado simultaneamente em diversos parques e atrações turísticas de todo o Brasil.
O dia começou com um café da manhã, seguido por uma intervenção cultural e ambiental no auditório do parque. Na sequência, as crianças foram para as quedas, percorreram a Trilha das Cataratas e chegaram ao tão sonhado atrativo. Uns mais ousados abriam os braços e gritavam; outros mais intimistas silenciaram diante das quedas d’água.
Depois da emocionante contemplação das Cataratas, as crianças foram recarregar as “baterias” no Restaurante Porto Canoas. Após a refeição, partiram para o segundo tempo de atividades. O encontro foi na Trilha das Bananeiras, onde seguiram de veículo elétrico por 1,5 km do caminho até chegar ao Rio Iguaçu. Lá, os barcos já esperavam os visitantes para um passeio com direito a muitas manobras e emoção.
O passeio tirou o fôlego até mesmo de pessoas que já visitaram o atrativo diversas vezes, como foi o caso de Marilia Vergasta, funcionária do setor administrativo da AFA, que acompanhava as crianças. “O passeio foi emocionante. A programação surpreendeu todos nós e provavelmente ficou marcado na memória das crianças. Hoje eles foram para outro mundo e puderam aprender e conhecer situações novas.”
Segundo o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, a ação no Dia Nacional da Alegria é uma das atividades de uma série que a unidade realiza anualmente focadas na cultura, meio ambiente e comunidade. “Nosso objetivo foi de proporcionar o acesso destas crianças ao parque. Talvez, se não fosse este incentivo, eles não teriam condições de visitar o atrativo. Queremos manter estas ações e pensar em novas oportunidades envolvendo a comunidade”, destacou.
O que é o Dia Nacional da Alegria? A iniciativa busca mobilizar atrações turísticas do país para que concedam isenções e programem ações especiais com entidades sociais da região em que se localizam os atrativos. O Dia Nacional da Alegria ocorre todos os anos e sua primeira edição foi realizada em 2008. A articulação nacional do evento é de responsabilidade do Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra).
O Dia Nacional da Alegria no Parque Nacional do Iguaçu foi coordenado pela administração da unidade, por meio da Escola Parque, em conjunto com a Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., e contou com o apoio da Concessionária Macuco Safari e a parceria com a Associação Fraternidade Aliança (AFA).