Uno, duni, tê: o escolhido para ser o próximo veículo elétrico da Itaipu é o novo Uno Ecology. O carro sensação da Fiat traz, em sua versão no Brasil, várias soluções ecológicas. Faltava eletrificar para ficar sustentável.
O Comitê Técnico do Projeto Veículo Elétrico (VE) se reuniu nesta quarta-feira (8), na Itaipu, para avaliar o projeto do novo Uno. Os integrantes do comitê também analisaram um protótipo de Palio elétrico com mais potência e autonomia. A reunião contou com a presença da Petrobras, nova parceira do projeto.
O Uno Ecology será apresentado ao público como um dos destaques da Fiat no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Versão brasileira do Novo Uno, ele apresenta várias soluções ecológicas, com tecnologia nacional, como peças plásticas produzidas com bagaço de cana-de-açúcar, revestimento interno feito de garrafas PET recicladas e bancos de látex e fibra de coco. Um painel fotovoltaico instalado no teto do veículo auxilia na carga da bateria. Para Leonardo Cavaliere, supervisor de inovações e veículos especiais da Fiat, eletrificar o veículo será o próximo passo para torná-lo um carro “verde”.
Por enquanto, o modelo não está à venda: é um protótipo criado pela Fiat para demonstrar soluções de sustentabilidade na construção de automóveis |
As partes plásticas, feitas do bagaço da cana-de-açúcar, são marrons – mesma textura que nos carros normais -, com 15% menos peso. O projeto utiliza principalmente matérias-primas nacionais, por ser uma inovação da Fiat do Brasil.
“Com esse protótipo, nosso objetivo era mostrar que é possível utilizar mais fontes renováveis para produzir automóveis. A energia elétrica para movê-lo será outro diferencial do projeto”, afirmou Cavaliere. “Temos muito orgulho de fazer parte do Projeto VE: é a união de grandes empresas em busca de um produto que beneficiará não apenas o Brasil, mas todo o planeta”, enfatizou o representante da Fiat.
Potência – Além do novo Uno, os membros do Comitê Técnico também conheceram o protótipo de um Palio que conta com uma bateria elétrica de maior potência. “Foi uma solicitação de alguns parceiros do projeto: carros com melhor desempenho, maior autonomia e maior velocidade”, explica Charles Botini, eletrotécnico da Fiat.
Para comportar uma bateria maior e para que a carroceria fosse mais leve, o veículo escolhido para a experiência foi um Palio. “Esse veículo terá apenas dois lugares, pois seu objetivo é a utilização em empresas”, explicou Celso Novais, coordenador brasileiro do Projeto VE.
No momento, o Palio está sendo finalizado e, em breve, poderá ser visto rodando pela Itaipu, em caráter de teste. “Precisamos fazer um equilíbrio dinâmico do carro e a recalibração da suspensão e dos freios, para que o peso da bateria não interfira na performance”, esclarece Botini.
Inovação – A Petrobras é a nova parceira do Projeto Veículo Elétrico. “Na prática, a única coisa que é certa é a mudança; a Petrobras quer estar preparada para a mudança, e queremos contribuir com projetos inovadores como o do veículo elétrico", disse Paulo Isabel, representante da Petrobras.
Segundo Paulo, em um futuro próximo, os carros elétricos poderão estar rodando nas estradas. A Petrobrás pode oferecer sua rede de postos para abastecimento destes novos automóveis. "Queremos contribuir com nosso conhecimento e infraestrutura na área de energia”, concluiu.