Os centros municipais de educação infantil – CMEIs de Foz do Iguaçu estão realizando uma programação especial durante esse período de férias de julho. São 32 unidades mantendo atendimento normal das 7h às 18h30 e as crianças com idade até cinco anos estão participando de gincanas, festas, passeios, assistindo filmes e teatro.
As atividades são realizadas sempre voltadas para a parte pedagógica, mas de maneira diferente para que as crianças possam ter um descanso e possam sentir como se estivessem numa colônia de férias. Durante o ano letivo, de acordo com a faixa de idade de cada um, é seguido o currículo previsto na educação infantil. O maternal é frequentado pelas crianças de até três anos; o nível 1, para quem tem quatro anos e no nível 2, para aqueles que tem entre quatro e cinco anos.
De acordo com a coordenação do Departamento de Educação Infantil, três centros de educação infantil estavam apenas com professores no início da semana. É que a Lei de Diretrizes e Bases recomenda que as crianças que frequentam as creches durante o ano inteiro, tenham um período de pelo menos 15 dias com os pais. Para atender a essa recomendação, a direção dos centros de educação infantil faz contato com os pais, para ver a possibilidade deles se programarem para esse período. A maioria pega essa folga no fim e no começo do ano.
“Nas três creches que estamos sem alunos, os pais estão tirando férias nesse mês. São os centros que tem o menor número de crianças. A Elfrida Engel, da Vila Adriana, que tem 57 alunos; Pingo de Gente, do Cohapar III, com 61 e a Amina Barakat, no Jardim Itaipu, com 45 crianças. Muitos pequenos também acabam ficando em casa porque os irmãos mais velhos estão de férias e eles querem aproveitar para ficar com eles", disse a diretora da Secretaria de Educação, Maria Justina.
Para quem segue nas creches a diversão é garantida. As crianças aproveitam os momentos de recreação. O atendimento segue a rotina normal servindo quatro refeições por dia, além dos banhos e pausa para descanso. Atividades que buscam o bem estar das crianças e ensino de qualidade para esses pequenos que depois seguirão para o ensino regular.