Previous slide
Next slide

CPI do Transporte Público terá reunião nesta sexta-feira, às 12h  

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Dilto Vitorassi, prestará esclarecimentos à Comissão.
Previous slide
Next slide

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, através da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), composta pelos vereadores Kalito Stoeckl, Alex Meyer e Edivaldo Alcântara, realizará uma oitiva nesta sexta-feira (05), às 12h, no plenário, com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

A CPI investiga indícios de irregularidades na contratação do serviço de transporte coletivo de Foz do Iguaçu. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Dilto Vitorassi, será ouvido pela Comissão.

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Transporte Coletivo foi criada em setembro de 2023. Proposto pelo presidente da Casa, João Morales (União Brasil), o pedido teve, inicialmente, as assinaturas de outros três vereadores: Galhardo (Republicanos), Cabo Cassol (Podemos) e Marcio Rosa (PSD). Para ser instalada automaticamente, a proposição necessitava de, ao menos, mais uma assinatura, que foi dada pelo vereador Ney Patrício (PSD). Após isso, os demais vereadores, por unanimidade, também assinaram o requerimento.

Segundo João Morales, a CPI busca apurar os fatos assegurando transparência e prestação de contas do Poder Público. “Estamos fazendo a nossa parte como vereadores e agentes políticos. É nosso dever fiscalizar os atos do Poder Executivo. Não estamos acusando nem julgando antecipadamente, mas precisamos apurar o processo que culminou na formalização dos novos contratos de transporte, que atualmente têm gastos milionários. Precisamos levantar, nos detalhes, como isso se deu, pois a justiça considerou o processo irregular e disso poderemos ter desfechos com multas astronômicas para os cofres públicos”, alertou o presidente.

Em outra oitiva, ocorrida no último dia 15 de junho, prestaram esclarecimentos à Comissão o empresário César Alamini e Mário de Oliveira Zanardini, gerente de uma das empresas que formavam o Consórcio Sorriso. A Comissão buscava esclarecer algumas dúvidas relativas ao processo de licitação que efetivou a concessão para que o Consórcio Sorriso operasse o transporte público no município.

Segundo Anice Gazzaoui, relatora da CPI, “a tomada de depoimento foi de extrema importância, sanou muitas dúvidas e trouxe vários questionamentos que serão abordados no relatório”.

Foto: Christian Rizzi/Divulgação Câmara Municipal de Foz do Iguaçu
Previous slide
Next slide