Na tarde deste sábado, 14/03, a Administração de Parques Nacionais e o Ministério de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina emitiram nota onde estabelecem novas regras para entrada de visitantes no Parque Nacional do Iguazú, lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu onde se encontram as Cataratas do Iguaçu.
As medidas entram em vigor a partir deste domingo, 15/03, e visam reduzir a quantidade diária de turistas que adentram ao parque, evitando assim aglomerações que podem colaborar com uma possível proliferação do vírus. Entre as novas medidas, destaca-se a limitação máxima de 2.000 (dois mil) visitantes por dia. De acordo com a nota, quando o número máximo de visitantes diários for atingido, não será admitido mais visitantes.
A nota à imprensa ainda informa que, a partir de 17/03, a única forma de adquirir ingressos para a entrada no parque será online, via site da Administração de Parques Nacionais. Para acessar o site e adquirir ingressos CLIQUE AQUI.
A nota também institui norma que reduz a quantidade de turistas que cada guia habilitado pode acompanhar nas trilhas. Até essa semana, cada guia habilitado poderia acompanhar até 50 turistas, mas a partir deste domingo, este número cai para 30 turistas por guia habilitado.
O parque segue funcionando das 08h às 18h e todos os serviços turísticos oferecidos em suas dependências seguem funcionando.
Vale ressaltar que, apesar das medidas – algumas consideradas rigorosas – tomadas pelo governo argentino, e que afetam o cotidiano turístico e comercial da fronteira, até o momento não há casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus em nenhuma das cidades que formam a região da tríplice fronteira.