Equipes da Central de Transplantes de Curitiba e Porto Alegre devem chegar a Foz do Iguaçu, no final da tarde de sexta-feira (12), para realizar a segunda captação de órgãos deste ano no Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Elisandro Rogério Fernandes, de 18 anos, permanecia internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti desde a última terça-feira (09) vítima de ferimento por arma de fogo. A morte cerebral foi confirmada quinta-feira (11) pela Comissão de Captação de Órgãos e Tecidos da Fundação de Saúde Itaiguapy.
Segundo a enfermeira Ana Maria Seber, integrante da Comissão de Captação de Órgãos, assim que souberam da morte, os pais autorizaram a doação de órgãos. “A família autorizou a doação do coração, fígado, baço, rins, córneas, pulmão e pâncreas”, completa Ana Maria.
No Brasil, é preciso a autorização da família do doador, por isso é importante esclarecer de que não basta apenas querer ser um doador, e sim comunicar à família o desejo de doar. O Costa Cavalcanti realiza captação de órgãos há mais de dez anos e tornou-se referência no interior do Estado.