A proposta é que o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), seja um gerador e disseminador de conhecimento, por meio de ensino e pesquisa, contribuindo para a melhoria da assistência e das políticas de saúde, com abrangência na região da tríplice fronteira e 9ª Regional de Saúde do Paraná — Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.
Criado em 2013, e após um longo tempo realizando pesquisas e levantamentos para finalizar sua implantação, hoje o Instituto já constituído, inicia as atividades com a apresentação da Identidade Visual e realização de eventos.
Neste ano, o IEP já implantou um MBA Executivo em Gestão na Saúde, na modalidade in company, em parceria com a Faculdade Uniamérica para gestores do Hospital Costa Cavalcanti e firmou parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) para a realização de Pesquisa com a finalidade do Estudo Genético das Malformações Congênitas.
A outra novidade vem com o cadastramento da Fundação de Saúde Itaiguapy no Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica e elaboração de Programas de Residência Médica. “Os benefícios da criação do Instituto de Ensino e Pesquisa ultrapassam as barreiras da instituição, ampliando os resultados à sociedade e ao meio acadêmico da nossa região”, enfatiza o coordenador Fernando Cossa. Segundo ele, é possível destacar algumas das atribuições:
– Destinado à capacitação e desenvolvimento para os profissionais do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, visando aprimorar os conhecimentos nas áreas de atuação, proporcionando melhora na gestão e na qualidade da assistência prestada à comunidade;
– Proporcionar ao público interno e externo do Hospital Ministro Costa Cavalcanti espaço físico e intelectual para atualização e desenvolvimento do conhecimento;
– Fomentar ações de ensino na região da tríplice fronteira, com foco em capacitações técnicas e de pós-graduação;
– Promover a integração de ações de ensino e capacitação profissional às políticas de saúde na região da tríplice fronteira;
– Promover ações de produção de conhecimento técnico-científico, nas áreas de interesse, estimulando a pesquisa científica e a publicação de artigos.
Foto: Divulgação |
![]() |
Esta é a logomarca da instituição |
Identificação Visual – A logomarca do IEP representa a sua essência, a pesquisa como o centro de um sistema composto por entidades, o círculo amarelo representando o HMCC, o vermelho a Itaipu Binacional e o verde a Academia e a Sociedade.