Search
Previous slide
Next slide

Cooperativa de cachaça, no oeste do Paraná, busca novos mercados

Previous slide
Next slide

A capacidade de produção pode chegar a 2 milhões de litros de cachaça por ano. Porém, na safra de 2009, a Cooperativa dos Produtores de Cachaça Artesanal do Oeste do Paraná (Copercachaça), com sede em Foz do Iguaçu produziu um terço dessa capacidade, ou seja, 600 mil litros. Segundo informações da cooperativa, o que falta é a demanda de mercado.

Para o presidente da Copercachaça, Reginaldo Martins, este é o momento de alcançar e atender novos clientes. “Até agora a Copercachaça caminhou preocupada com a busca de recursos para estruturação interna e de sua sede. São cinco anos e meio de caminhada, desde agosto de 2004. Concluímos essa etapa de desenvolvimento e daqui pra frente é necessário uma busca intensa ao mercado”, explica o dirigente.
 
 
Para aumentar a clientela, a cooperativa buscou elaborar um planejamento estratégico diferenciado, que contou com o apoio do Sebrae/PR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Desde a fundação da Copercachaça, foram feitos planejamentos anuais. Porém, a cooperativa já está em outra fase, com um período de médio para longo prazo em seus resultados. Assim, fez-se necessária a definição de metas e estratégias para os próximos cinco anos”, afirma o consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Edson Braga da Silva.
 
Estratégias –  Dentre os objetivos a serem alcançados até 2014 estão a abertura de mercado; a criação de ferramentas de fidelização de clientes; a captação de recursos não-reembolsáveis das diversas esferas de governo; o aumento do volume de vendas, do faturamento bruto e do capital social da cooperativa.
 
Para chegar aos resultados esperados também ficaram definidos, no planejamento estratégico, os esforços a serem realizados tanto pela diretoria quanto por parte dos associados da Copercachaça. “A abertura de mercado demanda a constituição de uma equipe de vendas, por exemplo. Assim como será preciso criar um departamento de elaboração de projetos para conseguirmos angariar recursos”, salienta o presidente da cooperativa.
 
Além das mudanças operacionais, a Copercachaça pretende ainda divulgar essa nova fase de maturação aos apreciadores de cachaça. “Definimos como meta melhorar nossa produção e possibilitar a criação de novos produtos. Para isso, diretores e associados participarão de treinamentos promovidos pela cooperativa”, complementa Martins.
 
Assine a Newsletter do ClickFoz e receba mais notícias em seu e-mail
 
Previous slide
Next slide