APPA |
Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária reunirá 3 mil pessoas em Foz do Iguaçu |
Mais de 3 mil pessoas são esperadas para a Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária, que começa quarta-feira (22) e vai até sexta-feira (24), em Foz do Iguaçu. O evento, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e organizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), receberá representantes de 34 países. A convenção será realizada no Mabu Thermas & Resort.
As palestras começam às 8h30. À noite, está prevista a abertura solene, com a presença do governador do Paraná, Roberto Requião. Na sequência, os participantes irão acompanhar a palestra do ambientalista e oceanógrafo francês Jean-Michel Cousteau que vai falar sobre a preservação dos oceanos e o trabalho realizado na Ocean Futures Society – entidade fundada e presidida por ele há dez anos.
Além de Cousteau, a convenção principal terá palestras e debates sobre diversos temas, como licenciamentos ambientais, planos de emergência e contingência de desastres ambientais, desenvolvimento sustentável de cidades e portos, projetos de dragagem e os impactos das mudanças climáticas nos portos brasileiros.
EVENTOS SIMULTÂNEOS – Durante a convenção, serão realizados outros dois eventos paralelos. Um deles é o Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades em Comércio Exterior, que irá discutir, entre outros assuntos, a Agenda 21 empresarial, a importância da sustentabilidade como diferencial competitivo nas exportações e debates sobre os mercados da China, Rússia, África do Sul e Itália.
No Simpósio de Logística Portuária e Meio Ambiente, voltado principalmente a estudantes universitários, as discussões vão estar em torno da importância regional dos portos paranaenses no desenvolvimento do Estado, a gestão integrada de bacias costeiras, reciclagem de resíduos, planos de contingência para acidentes com petroquímicos e a responsabilidade socioambiental das organizações portuárias.
Os participantes também poderão conhecer as novidades da ExpoParaná – Feira de Produtores e Exportadores do Paraná. Na feira, diversas empresas nacionais e internacionais vão expor seus produtos e serviços, trocar experiências comerciais e fechar novos negócios. A feira é aberta ao público, com entrada franca.
NOVA GRIPE – A preocupação sanitária com o vírus da nova gripe (H1N1) também estará em discussão durante todo o evento. O assunto será abordado em palestras com técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os participantes também receberão informações sobre a prevenção da doença e orientações de como agir caso apresentem algum tipo de sintoma. Informações e inscrições no endereço www.oeabrasil2009.com.br