De 23 de setembro a 9 de dezembro, a região lindeira ao Lago de Itaipu estará mobilizada na realização de um evento esportivo com o foco na questão social e ambiental. O 1º Circuito de Ciclismo Turístico de Mountain Bike, criado pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, com apoio das Secretarias de Turismo e Esportes das prefeituras, chega com a proposta de somar-se às atividades relacionadas ao Dia da Árvore, a Semana do Turismo e a Semana do Trânsito.
Assessoria |
Comunidade comparecena reunião sobre o evento de ciclismo turístico. |
Na primeira edição, participam os municípios de Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu. Com provas quinzenais, nas categorias profissional e passeio, cada etapa será realizada em um dos municípios citados, seguindo cronograma estabelecido. Haverá o plantio de mudas de árvores nativas em local definido pelos organizadores de cada município, bem como a distribuição de panfletos de sensibilização sobre as questões: trânsito, turismo e meio ambiente.
Os ciclistas inscritos receberão um passaporte que será carimbado para comprovar a participação em todos os municípios. Ao término de todas as etapas, no dia 9 de dezembro, em Santa Helena, os participantes irão concorrer a uma bicicleta.
De acordo com a presidente do Conselho dos Lindeiros e prefeita de Pato Bragado, Normilda Koehler, a iniciativa busca proporcionar uma atividade diferenciada e agradável para reunir a comunidade local, atrair os visitantes e, ao mesmo tempo, promover a conscientização sobre temas que estão ligados diretamente ao dia a dia das pessoas. “O nosso papel é mobilizar, conscientizar e oferecer meios para que a comunidade sinta-se comprometida com a construção de um mundo melhor”.
Assessoria |
Normilda Koehler presidente do Conselho dos Lindeiros |
Inscrições – Não haverá taxa de inscrição. Os interessados em participar devem procurar as Secretarias de Turismo e Esportes dos municípios e fazerem a doação de um quilo de alimento não perecível. Cada município ficará responsável pela destinação dos alimentos arrecadados.
Cronograma de atividades
23 de setembro – Marechal Cândido Rondon;
28 de outubro – Pato Bragado;
11 de novembro – São Miguel do Iguaçu;
25 de novembro – Santa Terezinha de Itaipu; e
9 de dezembro – Santa Helena.