Fotos: Reprodução |
Quem pega a estrada, ou mora em zonas rurais de Foz do Iguaçu deve ter observado as safrinhas de milho. O milho é cultivado há mais de 7.300 anos, registros foram encontrados em pequenas ilhas próximas ao México, no golfo mexicano. Os espanhóis levaram o milho para a Europa em 1492, e em seguida foi disseminado por todo continente europeu.
O milho é nutritivo e é usado de diversas formas na gastronomia. O milho verde pode ser servido cozido, assado, adicionado em saladas, em sopas, cremes, suflês, tortas, sorvetes, suco, curau, pamonha, etc. É encontrado também em conserva, em flocos para um saboroso café da manhã e sua farinha permite preparar pães, broas, bolos, mingau e as famosas tortilhas. Do milho também é extraído o óleo.
Hoje vou dar a receita de uma saborosa pipoca! Esquente óleo em uma panela e coloque um pouco de milho (cuidado com a medida para não ultrapassar o limite da panela) e aguarde a pipoca estourar. Enquanto isso, peça pra alguém ir escolhendo o filme, servir o guaraná e guardar um lugar pra você no sofá (sempre esquecem o cozinheiro!). Coloque a pipoca num recipiente próprio para pipoca e adicione sal (Tem gente que coloca outros temperos, sei lá né!? Gosto é gosto). Ou escolha a pipoca de microondas, assim você escolhe o filme e garante o melhor lugar no sofá! Estou brincando!
Bem, eu gosto de tacos! E vocês? Que tal você mesmo fazer suas tortilhas?
Vamos precisar de duas medidas de farinha de milho para uma medida e meia de água, ou seja, duas xícaras de farinha para uma xícara e meia de água morna. Misture os ingredientes até que forme uma massa suave, que apenas se mantenha unida. Se estiver seca adicione um pouco mais de água, se estiver muito úmida adicione um pouco mais de farinha. Cubra a massa com um pano e deixe descansar por 15 minutos.
Pré-aqueça o forno a 150° C. Existe uma prensa especifica para fazer tortilhas, acredito que ninguém vai ter em casa uma prensa de tortilhas então você terá que improvisar. A prensa nada mais é que duas pranchas redondas de metal ou de madeira, coberta de plástico, de ambos os lados. E assim aqueça também a forma até que esteja quente.
Pegue a massa e ligeiramente faça bolas (darão em média 14, usando a medida de duas xícaras de farinha, as bolinhas devem ter em média dois dedos e meio de diâmetro). Coloque uma bola sobre a prensa e baixe a parte superior firmemente para deixar a massa plana.
Abra a prensa e tire a parte superior de plástico e tire a tortilha deixando o plástico inferior. Vire sobre sua mão de modo que o plástico fique pra cima. Retire o plástico e coloque a tortilha sobre a forma aquecida. Repita a operação com todas as bolinhas de tortilha.
Cozinhe por um minuto até que as bordas comecem se curvar. Vire e cozinhe por mais um minuto. Envolva a forma com um papel alumínio e mantenha o forno aquecido até o momento de servir. Atenção: forno aquecido, não ligado!
Para finalizar, frite as tortilhas, fazendo com que fique em forma de concha até ficarem douradas e crocantes.
Para o recheio prepare um picadinho de carne (ou uma carne moída) coberto de guacamole, linguiça frita picadinha, mesclado com queijo e pimenta, feijões com pimenta, frango cozido com salsa e alface. Infelizmente, não darei minhas receitas de salsa e guacamole, isso é algo muito pessoal! (Risos). Coisa que se passa de avó para neto! Mas darei uma dica, tanto a salsa quanto o guacamole são molhos compostos de pimentas, aromatizantes e alguns condimentos processados a frio. O guacamole tendo como o principal componente o abacate e, a salsa o tomate. Fica a dica! 😉
Buen provecho.