Search
Previous slide
Next slide

Congresso Latinoamericano de Saneamento será em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu será palco da 2ª Conferência Latinoamericana de Saneamento (Latinosan 2010), que acontecerá de 14 a 18 de março. Os ajustes finais para a realização do evento foram definidas através de um encontro ocorrido na manhã desta quinta-feira (7) no gabinete do prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi. Na reunião, além do prefeito, esteve presente o diretor de Articulação Institucional do Ministério das Cidades, Sergio Antonio Gonçalves, a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, o diretor da Associação Brasileira de Engenharia de Saneamento e Ambiental – ABES, Sergio Wippel e o gerente da Sanepar em Foz, Sérgio Caimi.

Um dos objetivos do evento é definir compromissos públicos dos países com relação à política de saneamento na América Latina. Outro foco do evento é fazer uma avaliação dos indicadores de saneamento, das condições da prestação dos serviços e fontes de financiamento para o setor na América Latina, que busca o cumprimento das Metas do Milênio, para o saneamento, estabelecidas pela ONU.

Gonçalves explicou que o evento irá reunir autoridades de todos os continentes e conta com o apoio do Banco Mundial, Governo Federal, ABES, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional e outras instituições. “É um evento técnico e político que visa promover compromisso e articulação entre os países participantes, acerca das questões saneamento e meio ambiente”, disse.

A expectativa é que o evento atraia à cidade mais de 1,2 mil pessoas, entre elas, ministros, secretários de Estado e personalidades da área científica dos países da América do Sul e Central, bem como da África, Ásia e Europa. “Será um espaço para troca de experiências entre os países a partir de discussões técnicas, apresentação de novas tecnologias e exposição de projetos de sucesso nas áreas de saneamento e ambiental”, disse.

Carta de Foz – Ao final da Conferência será criada a Carta de Foz a ser assinada pelos representantes dos países participantes.

1ª edição – O primeiro Latinosan foi realizado em 2007, na Colômbia, com a participação de 36 países. A edição reuniu 15 ministros de Estado e cerca de 500 delegados, técnicos e especialistas do setor.

Previous slide
Next slide