A implantação de um novo sistema produtivo no campo, em que as propriedades rurais possam produzir energia paralelamente a um processo de saneamento ambiental, está entre os principais temas a serem discutidos no 4º Congresso Internacional de Bioenergia, que será realizado em Curitiba entre 18 e 21 de agosto, simultaneamente ao Congresso Brasileiro de Geração Distribuída e Energias Renováveis. A geração distribuída, que é a produção energética realizada junto ao consumo, é fundamental para que a agroenergia, já bastante desenvolvida na Europa, deslanche também no Brasil.
Esse método de geração permite que pequenos potenciais elétricos, de fazendas e de cooperativas de produtores rurais, utilizando-se de fontes renováveis como biomassa, biomassa residual, energia solar, eólica ou hidráulica de pequeno porte, sejam integrados ao sistema elétrico nacional. A adoção de políticas públicas que viabilizem a geração distribuída no país será o tema da conferência de abertura, a ser ministrada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner.
Participam da abertura, ainda, o governador Roberto Requião, o presidente da Copel, Rubens Ghilardi, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes, o chefe da Unidade de Desenvolvimento Rural da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), Pradeep Monga, o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Altino Ventura Filho, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures, representando a Câmara Federal.
O evento será realizado no auditório Expo Unimed (no campus da Unicemp) e reunirá alguns dos maiores especialistas mundiais no campo da agroenergia, como o professor Thomas Amon, da Universidade da Terra (Áustria), especialista em energias renováveis e agropecuária sustentável e coordenador da European Agro-biogas, rede de cientistas europeus voltados ao fortalecimento das plantas de biogás no meio rural, na Europa. Um dos objetivos da vinda de Amon ao Brasil é auxiliar na criação de uma rede de cooperação semelhante, no âmbito da América Latina.
A Itaipu apresentará sua experiência pioneira no campo da agroenergia com a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis, que vem permitindo a produtores rurais do Oeste do Paraná produzir energia e obter novas receitas no meio rural, com a venda de energia para a Copel, com o comércio de créditos de carbono e com a produção de biofertilizantes. Atualmente, seis protótipos estão em funcionamento e a empresa está implantando, junto com diversos parceiros, o primeiro Condomínio de Agroenergia da Agricultura Familiar. Esse projeto irá permitir que pequenos agricultores da microbacia hidrográfica do Rio Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon, produzam energia em regime de condomínio cooperativo.
Também participarão do congresso o jornalista ambiental Washington Novaes, o representante da FAO no Brasil, José Tubino, a especialista em biocombustíveis Vincenza Faraco, da Universidade de Nápoles, o especialista em microalgas como fonte de energia, Ami Bem-Amotz, da Seambiotic, de Israel, entre outros. Entre os diversos temas estão os biocombustíveis, como etanol e biodiesel, o potencial de desenvolvimento das energias da biomassa, eólica e solar no meio rural, a geração distribuída (produção de energia junto ao consumo) e o papel das energias renováveis no desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
O evento contará ainda com o lançamento do Observatório de Energias Renováveis da Unido para a América Latina e o Caribe. Com sede no Parque Tecnológico Itaipu, o observatório coletará e sistematizará informações sobre experiências em energias renováveis realizadas no Oeste do Paraná e que serão levadas para outras localidades do continente. Haverá também o lançamento do livro “Potenciais impactos sociais decorrentes do tratamento e aproveitamento da biomassa residual da agropecuária para produção de energia a partir de biogás”, de autoria de José Carlos Libanio, Maurício Galinkin e Cícero Bley.
Serviço:
4º Congresso Internacional de Bioenergia e Congresso Brasileiro de Geração Distribuída e Energias Renováveis
Local: Expo Unimed (campus da Unicemp) Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300.
Data: 18 a 21 de agosto de 2009
Mais informações, programação e inscrições pelo site: www.eventobioenergia.com.br
Outras informações: www.plataformaitaipu.org