A 3ª Conferência Municipal de Turismo promoverá um grande diálogo em torno de propostas para o desenvolvimento turístico em Foz do Iguaçu. A programação do encontro foi apresentada pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, nessa quinta-feira, 25, em sessão do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Com o tema “Foz do Iguaçu 2030: um futuro melhor para todos”, a conferência será no dia 28 de setembro, às 14h, no anfiteatro do Centro Universitário UDC. Serão realizadas cinco pré-conferências – a primeira no dia 10 de agosto – por segmentos, reunindo o trade turístico, organizações da sociedade civil, trabalhadores, instituições de ensino e a população em geral.
O secretário municipal de Turismo, Gilmar Piolla, ressaltou que o processo da conferência é um diálogo aberto em que todo o cidadão iguaçuense pode participar. Ele lembrou que neste ano serão aprovadas as diretrizes para o Plano Municipal de Turismo, documento que norteará as políticas públicas na área ao longo da próxima década.
“Faço um convite para que toda a comunidade iguaçuense participe da Conferência de Turismo. As propostas aprovadas servirão de base para um projeto de planejamento do futuro”, frisou. “Vamos deliberar sobre tudo o que queremos desenvolver nos próximos dez anos, para que nosso turismo continue crescendo de forma sustentável, gerando emprego e renda para todos, com a Gestão Integrada fortalecida”, destacou Piolla.
Presidente do Comtur, Carlos Silva enfatizou que a 3ª Conferência de Turismo acontecerá em um momento singular para a cidade. Ele reforçou a importância da participação da população nas pré-conferências e na conferência. Para Silva, é compromisso e tarefa de toda a sociedade iguaçuense a construção de um plano para orientar o turismo até o ano de 2030.
“O convite é para a participação de todos. Convocamos os representantes da sociedade civil e suas entidades, e os membros do Comtur, a participar dessa ampla mobilização e a divulgar a conferência”, sublinhou. É uma oportunidade em que a sociedade pode contribuir para o desenvolvimento do turismo. Se a cidade é boa para o iguaçuense, será atrativa para o turista. Por isso a comunidade deve se envolver”, concluiu.
Participação e deliberação
Integrante do comitê organizador da 3ª Conferência de Turismo e professora da Unioeste/Foz, Aurelinda Lopes afirmou que as instituições devem mobilizar seus representantes para participar desse fórum de discussão e deliberação. “É um momento para reafirmarmos nosso compromisso e objetivos com o futuro do turismo de Foz do Iguaçu”, avaliou.
O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, disse que conferências de políticas públicas promovem a interação entre a sociedade e o poder público. “São instâncias em que cada cidadão deve participar e colocar suas ideias. Foz é um grande destino turístico, por isso todos nós devemos participar da Conferência de Turismo para ajudar a construir caminhos e agendas”, apontou.
Pré-conferências começam no dia 10 de agosto
A organização da 3ª Conferência de Turismo abrange a realização de cinco encontros preparatórios. Embora reforcem a convocação para públicos segmentados, as pré-conferências são abertas a todas as pessoas. Os encontros serão sempre no auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu (Rua Benjamin Constant, 62, centro), nestas datas e horários:
10 de agosto, às 13h30
Professores, estudantes e representantes de instituições de ensino.
13 de agosto, às 18h30
Empresários
21 de agosto, às 18h30
Integrantes de organizações da sociedade civil
23 de agosto, às 18h30
Representantes de entidades, lideranças setoriais e profissionais do turismo
24 de agosto, às 13h30
Trabalhadores e comunidade em geral
Serviço
3ª Conferência Municipal de Turismo
“Foz do Iguaçu 2030: um futuro melhor para todos”
Data: 28 de setembro, às 14h
Local: anfiteatro do Centro Universitário UDC (Rua Castelo Branco, 349, centro)
Inscrições: https://bit.ly/2SHDHjN