Search
Previous slide
Next slide

Concurso Cachaças do Paraná acontece neste sábado, em Curitiba

Previous slide
Next slide

Mais de 30 cachaças serão avaliadas neste sábado, dia 27, na capital paranaense; o evento, que inicia às 9 horas e prossegue até 13 horas, vai contar com dez jurados especialistas para realizar as análises sensoriais dos produtos concorrente.

O julgamento para a escolha das melhores cachaças artesanais e de alambique produzidas no Paraná está marcado para este sábado, dia 27, a partir das 9 horas, na Casa Valduga, que fica na Rua Ângelo Slompo, 35, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. O processo de avaliação no 1º Concurso Cachaças do Paraná será de caráter físico-químico e sensorial e vai contar com a participação de dez jurados com reconhecido conhecimento técnico na área de cachaça ou bebidas destiladas.

Segundo o agrônomo e professor da UFPR, Agenor Maccari Jr., as análises seguem metodologia adaptada do regulamento da Organização Internacional do Vinho (OIV). “Adaptamos a ficha de avaliação e a pontuação sugerida pela OIV, criando uma escala mais adequada à cachaça. No julgamento sensorial do concurso, a cachaça será servida em taças de cristal, com quantidade e temperatura controladas, seguindo metodologia padronizada”, explica Maccari Jr.

As amostras para a análise físico-química das 32 cachaças inscritas já foram encaminhadas ao Laboratório de Toxicologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). “Essa análise tem caráter eliminatório, e somente participarão do evento, em Curitiba, as marcas aprovadas pelo ITEP, ou seja, que estejam em conformidade com os padrões exigidos pela legislação vigente”, afirma o diretor presidente da Associação de Cooperativas e Empresas Produtoras de Cachaça Artesanal de Alambique do Paraná (Aprocapar), promotora do Concurso, Itamar Menegotto.

No evento, cada membro do júri vai considerar cinco itens para a realização da análise sensorial: visual, olfativa, gustativa e retrogustativa da cachaça, além da avaliação global do produto. Com base nas pontuações recebidas, serão premiadas as melhores cachaças do Estado em três categorias: nova/descansada, armazenada/envelhecida e premium.

As vencedoras receberão diploma certificando a marca premiada, no qual constará a pontuação obtida no Concurso. Essa referência poderá ser utilizada pelo produtor na garrafa da cachaça ou material de divulgação a partir do recebimento do prêmio. “Será uma ótima oportunidade para o consumidor saber escolher uma boa cachaça, além de trazer a público a grande qualidade e diversidade da produção da bebida no Paraná”, assinala o consultor do Sebrae/PR, Edson Braga da Silva.

Previous slide
Next slide