A Comtex, empresa brasileira com sede no Rio de Janeiro, realizou na sexta-feira (18) o lançamento de três novos modelos de aeronaves não tripuladas. Primeira empresa nacional a desenvolver este modelo de avião com tecnologia própria e avançadíssima, os modelos apresentados possuem diferenciais muito competitivos frente aos produtos disponíveis em mercado.
As aeronaves da Comtex são programadas para trabalhar em diferentes ambientes com autonomia de duas horas de voo, não necessitam de pista de decolagem e são de fácil manuseio e controle. Isso porque possuem tamanhos reduzidos, tendo a envergadura da asa tamanho médio de dois metros. Apesar do pequeno porte possuem alta performance, com câmeras de excelente precisão, capazes de monitorar até 10km de distância. São equipadas com sensores de calor e infravermelho, o que permitem o trabalho a qualquer circunstância de tempo – diurno e noturno.
Os equipamentos são testados e utilizados por marines americanos, já possuindo, inclusive, experiência em combates. Além de todos esses diferenciais, seu custo é de aproximadamente apenas 10% do valor dos equipamentos disponíveis em mercado, que possuem tamanho similar a um monomotor.