A Companhia de Teatro Amadeus surgiu em dezembro de 2000 com intuito de mostrar a cultura local, os integrantes iniciais e fundadores eram Juca Rodrigues, Fernando Benega, Regiane Tonatto e Vera Vieira.Ao longo dos anos a Cia buscou expandir sua forma de atuação que não fosse somente o palco e suas montagens, em 2004 começa a ser formado o Grupo Paralelo, grupo esse que servirá de base a futuros integrantes da Cia de Teatro Amadeus. Também no mesmo ano é aprovado o Projeto Caravana da Alegria 2ª Etapa pelo Programa Ponto de Cultura/ Cultura Viva do Ministério da Cultura.
Ao final de 2006 a Cia Amadeus juntamente com outras entidades e artistas locais lançou o Movimento Pró-Construção do Teatro Municipal de Foz do Iguaçu. O Movimento além da construção do teatro visa também desenvolver e implantar políticas públicas de cultura e criar na população uma maior consciência cultural. Já em 2007 a Cia faz a abertura das atividades do Projeto Trilha Jovem do Instituto Pólo Iguassu.
As peças montadas pela Amadeus foram : A mais forte, Os Saltimbancos, Soltando o verbo, O Fedor, Conhecendo os 5’S, As dores e os amores de Ladislau, O galo que perdeu o canto, Um Paraná de lendas, O mistério de Mulumi, Romeu e Julieta Acústico e Coisas de Mulher.
E depois de vários nomes passarem pela a Amadeus, hoje os quatro integrantes oficiais da Cia são Dayana Madeira (presidente), Claudia Ribeiro (atriz e produtora cultural), Gustavo Gonçalves (blogueiro e vice- presidente) e Anderson Passos (tesoureiro).
Conhecer, descobrir, experimentar, transformar e evoluir a si e a seu meio. Essa foi a forma escolhida pela Cia Amadeus para desenvolver sua arte. Por que todo e qualquer trabalho desenvolvido pela Companhia de Teatro Amadeus teve, tem e sempre terá um só objetivo: o fazer teatral. É a arte cênica, o teatro que motivou a sua criação, e é o que para sempre irá movê-la.
Twitter: http://twitter.com/teatroamadeus