Representantes da Comissão Pro autódromo do Automóvel Clube de Foz do Iguaçu estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira com o Secretário de Esportes, Márcio Claudino Ferreira, o Secretário de Turismo Felipe Gonzalez e o Secretário de Comunicação Elson de Jesus Marques na tarde desta quinta-feira. Na oportunidade o assessor jurídico do Automóvel Clube, Cássio Lobato relatou aos demais os contatos que a entidade vem mantendo, juntamente com o presidente Rui Chemin, no sentido de viabilizar a construção do autódromo.
Lobato falou sobre os avanços nas negociações. “Temos obtido avanços no debate para que a gente possa ter essa ferramenta que vai agregar algo em torno de 300 a 400 mil turistas por ano para Foz do Iguaçu. O sonho está quase se tornando realidade. Entendemos que o Prefeito Paulo tomou, de forma correta, as medidas necessárias, dentro das prioridades que ele elegeu nestes anos que está à frente da prefeitura. Houve muitos investimentos na saúde, na educação e habitação que são questões sociais. E agora estamos buscando o apoio do Poder Público e da iniciativa privada. Da prefeitura pleiteamos a desapropriação de uma área e depois, numa parceria publico/privada almejamos a instalação e construção do autódromo”, disse o representante do Automóvel Clube que esteve na reunião acompanhado do assessor de imprensa da entidade, Edyrlei de Oliveira.
Outra alternativa apresentada por Cássio Lobato é o repasse do Centro de Convenções à iniciativa privada em troca da área e construção do futuro autódromo. A terceira opção seria a Itaipu entrar diretamente no processo, adquirir a área, construir o autódromo por conta do projeto do carro elétrico. “O autódromo serviria como pista de testes para todas as montadoras interessadas em produzir aqui o seu próprio carro elétrico. E nós teríamos aqui uma categoria de marcas mundial de carros elétricos, dando visibilidade e Foz do Iguaçu ganharia de duas formas – o incremento da indústria e aumento do número de turistas com as provas que aconteceriam no nosso autódromo de nível nacional e internacional.
Cássio afirma que área compatível com o projeto existe no município. “Existem áreas com 50 alqueires onde conseguiríamos fazer o complexo esportivo todo, que seria o autódromo, kartódromo, o motódromo e se os outros segmentos se mobilizarem, até um estádio de futebol poderá ser construído. Existe o interesse de certos grupos de se instalarem em Foz do Iguaçu por causa da nossa privilegiada localização”. O Automóvel Clube continuará mantendo contatos com a Itaipu e com a Prefeitura Municipal.
Secretário ressalta os grandes eventos realizados em Foz – O Secretário Municipal de Esportes, Márcio Claudino Ferreira, considerou que a reunião foi importante, no sentido de que deliberou sobre alguns assuntos importantes a cerca do tema, como quem serão os apoiadores, de onde virão os recursos e quais os terrenos mais apropriados para a construção do autódromo. Porém, ele considera que as discussões terão que ser levadas mais a fundo para ter uma definição de como viabilizar o autódromo. “Temos provado em outros eventos esportivos a qualidade que Foz do Iguaçu tem na recepção aos visitantes, tanto que somos hoje a 3ª cidade do Brasil na captação de eventos esportivos de alto nível. Tendo um equipamento igual ao autódromo com certeza duplicaremos esses números facilmente”, acredita Márcio.