Search
Previous slide
Next slide

Comissão estuda área para construção de autódromo

Previous slide
Next slide

Representantes da Comissão Pro autódromo do Automóvel Clube de Foz do Iguaçu estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira com o Secretário de Esportes, Márcio Claudino Ferreira, o Secretário de Turismo Felipe Gonzalez e o Secretário de Comunicação Elson de Jesus Marques na tarde desta quinta-feira. Na oportunidade o assessor jurídico do Automóvel Clube, Cássio Lobato relatou aos demais os contatos que a entidade vem mantendo, juntamente com o presidente Rui Chemin, no sentido de viabilizar a construção do autódromo.

Lobato falou sobre os avanços nas negociações. “Temos obtido avanços no debate para que a gente possa ter essa ferramenta que vai agregar algo em torno de 300 a 400 mil turistas por ano para Foz do Iguaçu. O sonho está quase se tornando realidade. Entendemos que o Prefeito Paulo tomou, de forma correta, as medidas necessárias, dentro das prioridades que ele elegeu nestes anos que está à frente da prefeitura. Houve muitos investimentos na saúde, na educação e habitação que são questões sociais. E agora estamos buscando o apoio do Poder Público e da iniciativa privada. Da prefeitura pleiteamos a desapropriação de uma área e depois, numa parceria publico/privada almejamos a instalação e construção do autódromo”, disse o representante do Automóvel Clube que esteve na reunião acompanhado do assessor de imprensa da entidade, Edyrlei de Oliveira.

Outra alternativa apresentada por Cássio Lobato é o repasse do Centro de Convenções à iniciativa privada em troca da área e construção do futuro autódromo. A terceira opção seria a Itaipu entrar diretamente no processo, adquirir a área, construir o autódromo por conta do projeto do carro elétrico. “O autódromo serviria como pista de testes para todas as montadoras interessadas em produzir aqui o seu próprio carro elétrico. E nós teríamos aqui uma categoria de marcas mundial de carros elétricos, dando visibilidade e Foz do Iguaçu ganharia de duas formas – o incremento da indústria e aumento do número de turistas com as provas que aconteceriam no nosso autódromo de nível nacional e internacional.

Cássio afirma que área compatível com o projeto existe no município. “Existem áreas com 50 alqueires onde conseguiríamos fazer o complexo esportivo todo, que seria o autódromo, kartódromo, o motódromo e se os outros segmentos se mobilizarem, até um estádio de futebol poderá ser construído. Existe o interesse de certos grupos de se instalarem em Foz do Iguaçu por causa da nossa privilegiada localização”. O Automóvel Clube continuará mantendo contatos com a Itaipu e com a Prefeitura Municipal.

Secretário ressalta os grandes eventos realizados em Foz
– O Secretário Municipal de Esportes, Márcio Claudino Ferreira, considerou que a reunião foi importante, no sentido de que deliberou sobre alguns assuntos importantes a cerca do tema, como quem serão os apoiadores, de onde virão os recursos e quais os terrenos mais apropriados para a construção do autódromo. Porém, ele considera que as discussões terão que ser levadas mais a fundo para ter uma definição de como viabilizar o autódromo. “Temos provado em outros eventos esportivos a qualidade que Foz do Iguaçu tem na recepção aos visitantes, tanto que somos hoje a 3ª cidade do Brasil na captação de eventos esportivos de alto nível. Tendo um equipamento igual ao autódromo com certeza duplicaremos esses números facilmente”, acredita Márcio. 

Previous slide
Next slide