Os estudantes que não conseguiram vaga em universidades públicas por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganharam nova chance, nesta segunda (15), com a abertura da segunda etapa de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O prazo para inscrição vai até sábado (20). Nesta fase, estão sendo oferecidas 29.240 vagas em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O processo deve ser feito exclusivamente pela página www.sisu.mec.gov.br
Podem participar do processo tanto os estudantes não aprovados como os que não participaram da primeira fase do Sisu. Para fazer a inscrição, o candidato deverá informar o número de inscrição e a senha usados no Enem do ano passado. Quem perdeu os dados pode recuperá-los no endereço www.enem.inep.gov.br
Quem tiver concorrido em processos seletivos anteriores deverá usar a mesma senha cadastrada no Sisu ou no Programa Universidade para Todos (Prouni). Nos dois casos, a senha pode ser recuperada pelo sistema.
Ao todo, 51 instituições de ensino superior selecionam estudantes exclusivamente por meio da nota do Enem. Desse total, 50 são federais: 23 universidades, 26 instituições de educação profissional e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também faz parte do programa a Universidade Estadual do Norte Fluminense.
Na primeira fase do Sisu, foram oferecidas 47,9 mil vagas em cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. As vagas não ocupadas estão sendo oferecidas na etapa atual. O Ministério da Educação fará mais uma rodada de inscrições, provavelmente em março.
O resultado dos aprovados na segunda etapa será divulgado em 22 de fevereiro. De acordo com o Ministério da Educação, também estão disponíveis vagas específicas para políticas afirmativas, como cotas para negros, indígenas ou estudantes de escolas públicas. Nesse caso, a distribuição das vagas seguirá os critérios adotados em cada instituição.